Mais de 15 mil alunos da rede municipal de Lages voltam às aulas nesta quinta-feira
Escolas devem se adequar à lei federal sobre uso de celulares
• Atualizado
![Mais de 15 mil alunos da rede municipal de Lages voltam às aulas nesta quinta-feira | Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação Mais de 15 mil alunos da rede municipal de Lages voltam às aulas nesta quinta-feira | Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Volta-as-aulas-Lages.jpeg)
Mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Lages voltam às aulas nesta quinta-feira, (06). No total são 118 unidades escolares e mais de 2 mil professores. Para o ano letivo de 2025 a novidade é o cumprimento da Lei Federal 15.100, que limita o uso de celulares nas escolas. A lei permite o uso pedagógico dos aparelhos, desde que autorizado pelo professor, mas veta o uso em salas de aula e intervalos.
Leia Mais
Na rede municipal de Lages, o celular poderá ser levado para a sala de aula, mas deverá permanecer desligado. O secretário de Educação, Cristian de Oliveira, explica que já possui uma instrução normativa que regulamenta as unidades escolares e que está trabalhando para atender à legislação federal. No entanto, o secretário destaca a importância de ter cautela e considerar as particularidades de cada escola ao definir as regras para o uso de celulares.
“A legislação, por exemplo, ela não veda que o estudante leve o celular. Então as crianças que tem o celular leva e desliga e deixa na mochila. Nós temos algumas unidades que tem por exemplo a caixinha para guardar o celular, para aquelas que não tem essa caixinha, a orientação é que o celular fique na mochila dos estudantes. Com isso a gente tá seguindo a legislação nacional e estamos tendo tempo pra essa discussão ampla que não se dá a partir só da secretaria”, diz o secretário.
Por isso, a Secretaria irá levar a demanda para ser debatida com o Conselho Municipal de Educação, com o objetivo de unificar o discurso e definir regras claras para toda a comunidade escolar de Lages. A discussão envolverá também as redes estadual e privada de ensino, para que se possa discutir o assunto da melhor forma possível e ter um posicionamento claro sobre o tema.
“O aluno de hoje ele não é do município ele não é do estado, ele é aluno de Lages e nós temos que ter a mesma linguagem. Considerando que muitas vezes o pai que tem a criança na educação infantil também tem outro filho lá no ensino médio da rede estadual. Então, a orientação não pode ser diferente e precisamos estar todos alinhados falando a mesma língua”, justifica.
Enquanto o debate não é finalizado, a orientação da secretaria é que o aluno que levar o celular para a escola, que deixe o aparelho desligado na sala de aula e só seja utilizado mediante autorização pedagógica dos profissionais.
“A autorização é para fins pedagógicos, mas é óbvio que nós temos situações particulares, por exemplo, a própria legislação diz que uma criança com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, que ela precisa utilizar esse celular. A legislação autoriza, então a gente tem que ter essa sensibilidade pra que possamos disciplinar a questão da melhor forma possível”, explica o secretário.
O Ministério da Educação deve encaminhar uma cartilha em escala nacional com orientações sobre o uso de celulares nas escolas. A secretaria de educação aguarda o documento para que possa alinhar as regras municipais com as orientações nacionais.
Jornada Pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação de Lages promoveu na tarde de quarta-feira (04) o evento oficial de abertura do ano letivo de 2025. Voltado para os professores, o evento fez parte da realização da jornada pedagógica, para a organização das metas, espaço físico das salas de aula e unidades de ensino, além do planejamento para receber as crianças e os estudantes.
Durante o evento foram apresentados os seis programas de governo da educação municipal de Lages que tem como objetivo fortalecer a educação pública, são eles:
PROGRAMA | META |
‘Pratinho Firmeza”, | Implementar uma merenda escolar mais nutritiva e saudável com a criação de hortas escolares comunitárias e a oferta de almoço em unidades escolares com alta demanda de vulnerabilidade social. |
Educação Municipal com Contraturno (PEMUC) | Implementar aulas de letramento, oficinas pedagógicas, inglês, música, esportes, entre outras atividades, conforme escolha da comunidade escolar. |
Educação Municipal Conectada | Implementar laboratórios maker em diferentes regiões da cidade, laboratórios de informática móveis e garantir a conectividade de todas as unidades escolares municipais. |
Programa Primeira Infância Municipal (PPIM) | Criação do fórum da primeira infância, com a participação de uma criança da pré-escola como representante, além da creche noturna e a valorização salarial para auxiliares de sala/estagiários educação infantil. |
Nossa Escola, Nosso IDEB – PNE IDEB | Ampliar a oferta de educação em tempo integral, aulas de empreendedorismo e educação fiscal em todas as unidades de ensino. Fornecer materiais escolares adaptados à faixa etária dos alunos, reestruturar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras ações. |
Alfabetização na Idade Certa Municipal (PAICM) | Formação de professores alfabetizadores, criação de laboratórios de alfabetização nas unidades de ensino e criação do selo Escola Alfabetizadora Municipal. |
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO