Madeira de corte ilegal será usada para construir moradias em Lages
A iniciativa visa destinar o material para um fim social e gerar economia aos cofres públicos.
• Atualizado
A Prefeitura de Lages e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) firmaram uma parceria para a doação de madeira apreendida por corte ilegal, que será utilizada na construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa destinar o material para um fim social e gerar economia aos cofres públicos.
Leia Mais
A madeira, composta por cerca de 44,67 metros cúbicos de tábuas e caibros de araucária, foi apreendida em uma operação da Polícia Militar Ambiental no interior do município de Vargem. A liberação do material foi autorizada por um Processo Administrativo Ambiental, e o pedido de doação foi feito pela prefeita Carmen Zanotto, com apoio da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Lages.
Segundo a prefeita, a ação contribui para coibir o desmatamento ilegal e destinar o material apreendido a quem precisa. A madeira será usada para construir as tesouras dos telhados e as divisórias das unidades habitacionais de emergência que o município constrói.
“Essa ação se faz necessária para conter o desmatamento e a exploração ilegal de madeira, que é um problema sério em todo o Brasil, e destinar o material apreendido a quem mais precisa”
Thiago Bettú, executivo da Coordenação Habitacional, afirma que a doação permitirá a construção de oito a dez unidades habitacionais, gerando uma economia de até R$ 70 mil ao município. Ele destaca que a ação representa um avanço estratégico, unindo responsabilidade ambiental com impacto social direto. Há expectativas de novas doações, com a possibilidade de receber 150 metros cúbicos de madeira até o fim do ano, o que geraria uma economia de mais de R$ 150 mil.
“Essa doação não só reduz significativamente os custos da administração, como também permite que a madeira apreendida, antes sem destino, seja transformada em moradias para famílias em extrema necessidade. É uma iniciativa que une responsabilidade ambiental com impacto social direto e efetivo”
Araucária, uma espécie ameaçada
A araucária é uma árvore nativa da região Sul do Brasil, símbolo da paisagem catarinense, e está atualmente ameaçada de extinção devido à intensa exploração ilegal. A espécie, que representa uma parte importante da cultura e do equilíbrio ambiental da Serra, tem sua existência protegida por leis que preveem multas e até prisão para quem a derruba sem autorização.
A madeira doada será utilizada para atender famílias cadastradas na Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária.
Denúncias de corte ilegal podem ser feitas à Polícia Ambiental com o 190, ao Ministério Público e junto ao site do IMA.
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO