Lages implanta novo modelo de gestão de semáforos para deixar o trânsito mais rápido e seguro
O objetivo é ajustar a forma como os semáforos funcionam
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A Prefeitura de Lages está implementando um novo modelo de gestão de semáforos, uma iniciativa que promete melhorar significativamente o fluxo do trânsito urbano e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. As primeiras alterações já estão em andamento e sendo coordenadas pela Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran), órgão ligado à Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam).
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O objetivo é ajustar a forma como os semáforos funcionam em várias ruas e avenidas da cidade. Ricardo Fonseca Nerbass, diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, contou que a equipe pesquisou o que deu certo em outras cidades, como em Santa Catarina e São Caetano do Sul (SP), onde a mesma empresa que cuida dos semáforos de Lages também trabalha.
Projeto em andamento
Nesta fase inicial, o projeto concentra-se em reduzir o tempo de espera dos motoristas durante os horários de menor movimento, os chamados “entre-picos”. Antes, os semáforos operavam com apenas duas programações diárias. Agora, eles podem ser ajustados para múltiplos tempos de ciclo, oferecendo maior flexibilidade.
Essa mudança já gerou resultados promissores em um teste no cruzamento da Avenida Belisário Ramos com as ruas Nepomuceno Costa e Rio Grande do Norte. No local, o tempo de espera nas filas caiu em até 40%, passando de 134 para 80 segundos entre a abertura de um semáforo e o fechamento dos outros.
Embora pareça simples, ajustar os semáforos é bem complexo. O diretor Nerbass explica que é preciso considerar muitas coisas: como é cada rua, o movimento de carros na região e os horários de pico. Ele reforça que a solução não é única para todos os lugares, mas precisa resolver o trânsito da cidade como um todo. “Essa era uma reclamação constante em Lages, e por isso vamos continuar trabalhando nisso”, destaca Nerbass.
O modelo é considerado promissor e, caso os resultados positivos se confirmem, poderá ser estendido para outros pontos da cidade. A equipe técnica, em colaboração com os agentes de trânsito, mantém um monitoramento constante para avaliar novos ajustes. O Secretário Municipal do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, ressalta que a iniciativa não gerou custos adicionais para o Município, utilizando-se de forma mais eficiente a infraestrutura já existente. “Nossa avaliação inicial é de que estamos no caminho certo. O planejamento urbano integrado sustentável passa pela modernização da mobilidade”, avalia Dabbous.
Para o futuro, a Diretran e a Seplam consideram inclusive as possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o sistema. Além disso, estudos desenvolvidos em conjunto com alunos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), por meio de Trabalhos de Conclusão de Curso, estão sendo considerados, a exemplo de outras pesquisas científicas que já auxiliaram na tomada de decisões em ocasiões anteriores.
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