Rádio Clube Compartilhar
afeto e auxílio

Lages aprova lei que institui o serviço de apadrinhamento Acalento

A iniciativa busca garantir o direito à convivência familiar e comunitária para crianças e jovens em situação de acolhimento

• Atualizado

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Lages aprova lei que institui o serviço de apadrinhamento Acalento | Foto:  Divulgação/Serviço de Apadrinhamento Acalento / Dionatan dos Santos
Lages aprova lei que institui o serviço de apadrinhamento Acalento | Foto: Divulgação/Serviço de Apadrinhamento Acalento / Dionatan dos Santos

A Câmara de Vereadores de Lages aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (2), a Lei nº 0053/2025, que institui o serviço de apadrinhamento Acalento. A iniciativa, baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), busca garantir o direito à convivência familiar e comunitária para crianças e jovens em situação de acolhimento.

O programa visa proporcionar afeto, auxílio material e serviços a crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Acolhimento Institucional (Saica) do município. O Acalento oferece três modalidades de apadrinhamento: afetivo, provedor e prestador de serviço.

Atualmente, 32 padrinhos estão cadastrados no programa, sendo 4 afetivos, 18 prestadores de serviço e 10 provedores. O apadrinhamento afetivo é voltado para crianças e jovens de 8 a 17 anos e não se configura como adoção. Ele proporciona a oportunidade de vivenciar a convivência familiar, participando de passeios e eventos. Tanto os padrinhos quanto os afilhados recebem preparo prévio por meio de capacitações.

A secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, destacou a importância do engajamento social para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

“O afeto positivo tem o poder de transformar e curar”, ressaltou.

A prefeita de Lages comenta sobre a aprovação do serviço de apadrinhamento Acalento com alegria.

“Recebo com imensa alegria a aprovação unânime do serviço de apadrinhamento Acalento pela Câmara de Vereadores de Lages. Esse é um passo muito significativo na construção de uma cidade mais acolhedora e humana, onde nossas crianças e adolescentes acolhidos terão a oportunidade de vivenciar vínculos afetivos e experiências que promovam o amor, o cuidado e a inclusão. Agradeço aos vereadores pelo apoio e reafirmo nosso compromisso com a proteção integral da infância e da juventude em nosso município”,

Tipos de apadrinhamento

  • Afetivo: Padrinhos visitam as crianças e adolescentes, buscando-os para passar fins de semana, feriados ou férias. O objetivo é proporcionar experiências familiares e afetos positivos.
  • Prestador de Serviço: Profissionais oferecem seus serviços gratuitamente nas áreas de odontologia, medicina, educação, esporte e lazer, entre outras, para atender as necessidades dos jovens acolhidos.
  • Provedor: Pessoas que fornecem suporte material ou financeiro, seja por meio de doações ou custeio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, práticas esportivas ou vestuário.

Chamada pública para novos padrinhos

Acontecerá uma chamada pública para novas inscrições no serviço de apadrinhamento Acalento no dia 25 de setembro, às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac.

  • Convite chamada pública Acalento
  • Apadrinhamento de crianças e adolescentes

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.