Lages abre vacinação contra a gripe para toda a população; veja onde tomar a dose
As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a gripe são as vacinas trivalentes
• Atualizado
O município de Lages, na Serra Catarinense, ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir desta segunda-feira (15). Através de uma recomendação do Ministério da Saúde, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação passou a ser a meta dos municípios brasileiros.
Imunizar o maior número possível de habitantes com idade a partir dos seis meses de vida contra a gripe, além dos grupos prioritários de condições de saúde frágeis, antes do começo do inverno, expandindo a cobertura vacinal faz parte da recomendação.
As vacinas utilizadas são trivalentes (H1N1, H3N2 e Influenza), as quais contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B. A estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
Leia Mais
Veja onde se vacinar em Lages
Em Lages, a prefeitura, por intermédio da Secretaria da Saúde, informa à comunidade de que as doses permanecem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina até o dia 31 de maio. No Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), Programa Cresça Melhor e Hospital Tereza Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no Centro de Vacinação Tito Bianchini, de segunda a quinta-feira, das 18h às 20h. Necessário apresentar documento oficial de identidade com foto e Carteira/Cartão de Vacina.
Conforme a prefeitura, Lages possui um público-alvo de 62.905 pessoas dentro dos grupos prioritários – crianças (seis meses a cinco anos e 11 meses), pessoas de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e demais trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade. Mais de 50% desta meta já havia sido imunizada até o fim do Dia D.
No dia 6 de maio, em Lages, conforme a coordenadora de Imunização, Franciele Cesar Hoffer Costa, foram aplicadas 1.136 doses. Em nível nacional, o público-alvo da Campanha Nacional corresponde a 81.766.016 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis.
Ainda no Dia D em Lages houve aplicação da vacina bivalente da Covid-19, em pessoas com mais de 18 anos com o esquema vacinal contra o novo coronavírus completo, seguido por um intervalo de quatro meses. Nas primeiras horas já haviam sido aplicadas cerca de 250 doses da bivalente, em Lages. Além da bivalente, também foram aplicadas primeiras doses, e segundas doses das vacinas Coronavac e da Pfizer em pessoas que ainda não haviam sido imunizadas por completo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO