Rádio Clube Compartilhar
E agora?

Impasse: 33ª edição da Festa do Pinhão acontecerá neste ano?

Se realizada, a festa completará 50 anos em 2023

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Redes Sociais, Reprodução
Foto: Redes Sociais, Reprodução

Festa mais tradicional da cidade de Lages, na Serra Catarinense, a Festa do Pinhão completará 50 anos em 2023. Faltando pouco mais de três meses para a realização, nenhuma empresa se mostrou apta no primeiro pregão promovido pela Fundação Cultural. Nesta segunda-feira (27), uma nova licitação foi aberta e, com ela, uma nova oportunidade da 33ª edição se concretizar.

No programa Clube Cidade, da Rádio Clube de Lages, desta segunda, diversos formadores de opinião, representantes de entidades filantrópicas e a própria comunidade, discutiram sobre os impactos da realização ou não da maior festa da região serrana de Santa Catarina.

Conheça a história da Festa do Pinhão

Desde 1973, a Festa do Pinhão divulga a cultura serrana, atrai turistas, movimenta a economia local e divulga a cidade de Lages pelo Brasil afora. A primeira edição foi uma pequena comemoração comunitária, realizada na Praça João Costa, reuniu muita música, dança e pinhão cozido e gratuito a todos.

Como a região possuía muitas araucárias, e colhia-se muito pinhão, decidiu-se que o Pinhão seria o tema da festa. Em 1989 a festa entrou oficialmente para o calendário da cidade, sendo lançada como 1ª Festa Nacional do Pinhão. A partir de então, cresceu e expandiu suas fronteiras, atraindo a cada ano mais e mais público e mais expositores, trazendo shows de grandes nomes do cenário musical nacional.

A celebração da Festa do Pinhão é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lages, com o apoio da iniciativa privada. Um evento importante que enche de orgulho os catarinenses, movimenta a economia local e ainda contribui com a valorização cultural do município de Lages e da região serrana.

Benefícios da realização da Festa do Pinhão

  • Movimenta a economia e o turismo de Lages e região;
  • Economia e todos os setores são impactados, como empregos temporários e renda extra;
  • Durante os dias de festa, mais de duas mil oportunidades de emprego ficam disponíveis;
  • Incremento de 30 milhões na economia do município nos setores;
  • Hoteleiro, gastronomia, postos de combustível e comércio; 
  • Vagas temporárias como garçom, segurança e para o comércio vendas extras para poder ir na festa, devido às baixas temperaturas;
  • A rede hoteleira em geral, dentre urbana e rural tem excelente movimentação no período, oferece atrações durante o dia;
  • Reúne turistas de diversos Estados;
  • Não apenas Lages é beneficiada com a festa, mas toda a Serra Catarinense;
  • Oportunidade para os artistas locais, cultura, artesanato;
  • A festa do Pinhão leva o nome da nossa cidade para o Brasil todo.

Comunidade lageana é contra ou a favor a realização da Festa Nacional do Pinhão 2023?

Terá a 33ª Festa Nacional do Pinhão em 2023?

Em 2022, a 32ª edição da festa, realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro, no Recanto do Pinhão, na Praça João Costa, atraiu mais de 300 mil visitantes. Em 2023, na abertura do 1º edital, uma empresa lageana mostrou interesse em tocar a Festa Nacional do Pinhão, mas deixou de cumprir um subitem no edital que comprovaria a estimativa de público diária.

Sem a devida comprovação, restou a anulação da primeira licitação, já que uma outra empresa já havia sido desabilitada logo depois da conferência dos documentos, durante a abertura dos envelopes das propostas. As empresas que realizaram o evento no ano passado, AME e OPUS, não se inscreveram no primeiro edital e até o momento não se pronunciaram sobre a participação ou não no evento.

Confira o programa Clube Cidade na íntegra:

Leia também:

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.