Rádio Clube Compartilhar
OPERAÇÃO CRONOS

GAECO deflagra Operação “Cronos” contra fraude em licitações na Serra Catarinense

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão

• Atualizado

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

GAECO deflagra Operação Cronos contra fraude em licitações na Serra Catarinense | Foto: MPSC
GAECO deflagra Operação Cronos contra fraude em licitações na Serra Catarinense | Foto: MPSC

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a Operação “Cronos” para apurar um esquema de fraude em procedimentos licitatórios que causou prejuízo a administração pública municipal de Bocaina do Sul.

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Lages. O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que deu origem à ação é conduzido pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, com atuação na defesa da Moralidade Administrativa.

O objetivo da operação é aprofundar a investigação sobre a mecânica da fraude. Em levantamentos preliminares, apurou-se que o esquema consistia na apresentação de propostas com valores artificialmente baixos, baseadas na suposta instalação de dispositivos em veículos, máquinas e equipamentos, para adulterar o sistema de contagem de horas trabalhadas.

A análise dos documentos e equipamentos apreendidos durante a operação revelará a extensão das fraudes e os prejuízos ao patrimônio público de Bocaina do Sul.

Na deflagração da “Cronos”, o GAECO contou com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, garantindo a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas para a investigação.

Nota da Prefeitura de Bocaina do Sul

Em nota, a Prefeitura de Bocaina do Sul esclarece que está de portas abertas para qualquer tipo de investigação e esclarecimentos dos fatos. Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL À IMPRENSA

O Município de Bocaina do Sul informa que, no dia 15 de abril de 2025, foi cumprido mandado de busca e apreensão de documentos em repartições municipais.

Reforçamos que o Município sempre se manteve e continuará se mantendo de portas abertas para qualquer tipo de investigação ou esclarecimento, colaborando plenamente com as autoridades competentes para o completo esclarecimento dos fatos.

Esclarecemos que, até o presente momento, não dispomos de maiores informações, uma vez que o processo tramita sob segredo de justiça. Contudo, à medida que novas informações forem oficialmente repassadas ao Município, elas serão devidamente divulgadas à sociedade, dentro dos limites legais.

O Município de Bocaina do Sul reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento da lei.

Bocaina do Sul, 15 de abril de 2025.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.