Frutas são avaliadas no 1º concurso de qualidade da Maçã Fuji na Serra
O concurso faz parte da 23ª Festa Nacional da Maçã
• Atualizado
O júri técnico definiu os vencedores do primeiro concurso Nacional de qualidade da Maçã Fuji na tarde desta terça-feira (16), em São Joaquim, na Serra Catarinense. As cultivares concorrentes no concurso foram a Fuji, Fuji Suprema e Fuji Mishima, além também da mais pesada. A divulgação dos vencedores será durante a 23º Festa Nacional da Maçã, em setembro.
Leia Mais
O julgamento dos lotes concorrentes aconteceu na sede da Associação de Funcionários da Epagri, na Estação Experimental do município, com especialistas em fruticultura.
“Nós já temos a estrutura para realizar esse júri, e o formato de como fazer esse concurso, fizemos uma pequena adaptação para ser só do cultivar Fuji e como sempre os produtores levaram frutas de extrema qualidade, com amostras muito boas”, explicou Marlon Francisco Couto, gerente regional de extensão rural da EPAGRI de São Joaquim.
O concurso faz parte da 23ª Festa Nacional da Maçã, organizada pela Prefeitura Municipal de São Joaquim, que visa buscar a divulgação da qualidade das maçãs produzidas no município, essas as grandes estrelas da festa.
“A ideia de retomar o concurso de qualidade foi com o intuito de valorizarmos ainda mais nossa maçã que tem o selo de indicação geográfica e também valorizar cada vez mais o nosso produtor, com isso queremos trabalhar para que o produtor esteja mais unido e elevar ainda mais nosso produto e divulgar em território nacional”, disse Adriana Cechinel Schlichting de Martin, secretária de Turismo de São Joaquim.
A região de São Joaquim, em Santa Catarina, é conhecida pela produção de maçãs de alta qualidade, com destaque para a cultivar Fuji. Para incentivar ainda mais essa atividade econômica e valorizar a indicação geográfica da região, foi realizado o 1º Concurso Nacional da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A divulgação dos vencedores será durante a 23º Festa Nacional da Maçã, em setembro.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO