Farmácia Básica em Lages: veja o que é, quem tem direito e medicamentos disponíveis
A Farmácia disponibiliza desde medicamentos básicos até de alto custo fornecidos pelo Estado
• Atualizado
O programa Farmácia Básica, uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério da Saúde, visa proporcionar descontos e gratuidades em medicamentos. Em Lages, a Farmácia Básica Municipal é gerida pela prefeitura e está situada na rua Pereira Oliveira, número 80, no Centro da cidade.
Leia Mais
Quais medicamentos estão disponíveis?
- Residir no município.
- Estar cadastrado na respectiva Unidade Básica de Saúde ou Policlínica.
- Apresentar uma receita médica válida.
- Ter em posse o cartão do SUS e o CPF.
- O horário de atendimento ocorre das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço, com a distribuição de senhas para atendimento até as 16h30.
Quais medicamentos estão disponíveis?
A Farmácia Básica de Lages disponibiliza desde medicamentos básicos até de alto custo fornecidos pelo Estado, além de medicamentos via judicial, insumos para pessoas diabéticas (seringas, aparelhos glicosímetros e lancetas), fraldas e leites especiais.
O local conta com uma lista de 127 medicamentos disponíveis, e a maioria deles é de uso contínuo, incluindo antibióticos que são utilizados por alguns meses. Entre os medicamentos mais solicitados estão o Omeprazol, Clonazepam, Fluoxetina, Ibuprofeno e Paracetamol. Neste site é possível visualizar a lista de todos os medicamentos disponíveis.
Fluxo de mais de 700 atendimentos por dia
Segundo dados da Secretaria da Saúde, de janeiro a julho deste ano foram atendidos 113.089 pacientes. O fluxo do mês de julho teve uma média de 770 atendimentos por dia. Março foi o mês com maior número de atendimentos diários de 2023, chegando a 850. O total de atendimentos durante todo o ano de 2022 chegou a 175.756.
Devido ao grande número de atendimentos, para facilitar a rotina, a Farmácia Básica implantou o atendimento via WhatsApp, através do número 3251-7622, disponível das 8h às 16h30.
Somente no ano passado foram entregues 218.231 medicamentos através da Farmácia Solidária. Neste ano, de janeiro a julho, a arrecadação já chegou a 333.438.99 medicamentos, sendo entregues 201.707 à população. “A comunidade está bastante participativa, principalmente na procura pelos medicamentos. Mas na parte de arrecadação quem mantém o serviço ainda são as clínicas que nos ajudam muito”, enfatiza a diretora de Medicamentos e Insumos, Bruna Eliane Sviercowski.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO