Mundo animal Compartilhar
Animais de rua

“Fácil culpar órgãos públicos para cometer crimes”, diz Centro de Zoonoses sobre polêmica em posto

O caso da retirada dos animais em um posto de combustíveis está repercutindo nas redes sociais

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Foto: reprodução redes sociais
Foto: reprodução redes sociais

Na manhã desta terça-feira (23), Fabíola Hedel, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) , se pronunciou sobre o recente caso envolvendo os cães que foram recolhidos do pátio do Posto Peruzzo em Lages. Em depoimento, ela destacou a atuação do CCZ e a situação dos animais resgatados:

“Bom dia, o CCZ tem ciência do ato de maus tratos envolvendo os seis cães no posto Peruzzo. Dois destes animais foram encontrados na rodovia pelo fiscal do meio ambiente e estão alocados no CCZ. Eles foram recolhidos devido ao ato de maus tratos. Lembrando que a função do CCZ não é recolher um animal saudável, e sim aqueles animais com zoonose ou suspeita de zoonose vítimas de maus tratos, animais atropelados e sem tutor. É muito fácil culpar um órgão público como desculpa para cometer crimes. Esse tipo de coisa não pode acontecer de o CCZ levar a culpa pelas pessoas que cometerem crimes. Estes serão responsabilizados pelo ato.”, afirmou a veterinária.

O caso chamou a atenção da comunidade, levantando debates sobre a responsabilidade e a proteção dos animais. A veterinária ressaltou que o CCZ está comprometido em cuidar dos animais que realmente necessitam de assistência, como aqueles que sofreram maus tratos ou estão doentes, e não dos animais saudáveis que têm um tutor responsável.

Os cães resgatados estão recebendo os cuidados necessários no CCZ e, segundo a veterinária, todas as medidas legais serão tomadas para responsabilizar os autores do caso que o Centro de Zoonoses considerou como maus tratos. 

A comunidade é incentivada a denunciar casos de maus tratos contra animais e a colaborar para um ambiente mais seguro e para todos os seres vivos.

Confira o pronunciamento oficial do Posto Peruzzo:

“Nota de esclarecimento:

Em relação ao vídeo veiculado na data de 22/07/2024, onde aparecem imagens de animais sendo retirados do estabelecimento Posto Peruzzo.

Inicialmente, informam que a medida de retirada dos animais do local se deu em uma condição extrema, em virtude dos mesmos estarem avançando em clientes de forma descontrolada.

Também esclarece que antes de ter efetuado a medida extrema de retirada dos animais do local, foi efetuado contato com órgãos municipais que cuidam dos animais de rua, porém sem sucesso para que fossem fazer a retirada destes.

Ainda, deve ser esclarecido que a retirada se deu com animais amarradaos para que garantisse a saúde e integridade dos funcionários, uma vez que os animais estavam “avançando e mordendo “ as pessoas que estavam próximas.

Ao final, deve ser frisado que os animais não foram maltratados, apenas foram retirados do local e levados para as proximidades da Ambev, tendo apenas sido deixados lá, para evitar um acidente com um cliente ou pessoa que estivesse frequentando o local, uma vez que estavam extraviados no estabelecimento.

Desta forma, resta esclarecido os fatos divulgados, alertando de que antes de qualquer acusação, devem ser apurados os fatos de uma forma responsável, pois o posto Peruzzo vem há mais de 15 anos prestando serviços a comunidade, empregando pessoas e elevando o nome da Cidade de Lages com seu ótimo atendimento, cuidado com os seres humanos, através de seus colaboradores.

Posto Peruzzo agradece a todos pela compreensão.

Administração do Posto Peruzzo”

O que é considerado crime de maus-tratos?

Segundo a Delegacia de Proteção Animal, a prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, como:

  • Ferir, mutilar, envenenar ou fazer rinha
  • Zoofilia
  • Abandono de animais
  • Não dar comida ou água diariamente
  • Manter em locais pequenos sem higiene e/ou circulação ou manter o animal desprotegido de condições climáticas
  • Causar sofrimento através de métodos de punição com intuito de treinar ou exibir o animal
  • Negar assistência veterinária

Qual a pena para o crime?

Os indivíduos que cometerem crimes contra animais poderão pegar pena de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal.
Os crimes cometidos contra gatos ou cães podem gerar pena de 2 a 5 anos. Já contra outros animais, de 3 meses a 1 ano.

>>> Para mais notícias, siga a  Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.