Estudantes de SC descobrem oito asteroides em programa da Nasa
A equipe foi formada era composta por meninas e mulheres, estudantes de ensino fundamental, médio e de graduação
• Atualizado
Cinco estudantes integrantes do projeto ‘Meninas na Ciência’, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), descobriram oito asteroides durante o concurso Caça Asteroides, promovido pela NASA, em parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), entre julho e agosto. A equipe foi formada era composta por meninas e mulheres, estudantes de ensino fundamental, médio e de graduação.
Na campanha nacional promovida pelo MCTI, um asteroide foi descoberto e classificado como identificação preliminar já na campanha internacional outros sete asteroides preliminares foram encontrados, totalizando oito asteroides encontrados pela equipe.
De acordo com a UFSC, a competição nacional e internacional de Caça Asteroides acontece a partir do acesso às imagens captadas por telescópios (Pan-STARRS, pertencente à Universidade do Havaí), que são disponibilizadas no site do IASC e analisadas pelas equipes participantes com o auxílio do software Astrometrica.
A detecção preliminar é catalogada após uma análise criteriosa das imagens. Os relatórios enviados pelas equipes são revisados e validados pelo IASC, para então serem submetidos ao Minor Planet Center (MPC), em Harvard, nos Estados Unidos. O MPC é reconhecido pela União Astronômica Internacional (IAU), como o repositório oficial mundial de dados sobre asteroides.
Com o tempo, se confirmadas as detecções preliminares, após a validação, numeração e catalogação pelos grupos responsáveis, as alunas terão oportunidade de sugerir nomes aos asteroides que encontraram para a IAU, entidade responsável por fazer o anúncio oficial quando há uma comprovação. Esse processo leva de 3 a 5 anos para ser concluído.
Leia Mais
O projeto ‘Meninas na Ciência’
O ‘Meninas na Ciência’ é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Física da UFSC. Criado em 2020, tem como objetivo estimular o interesse de meninas e mulheres pelas ciências exatas e tecnologias e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. O projeto é coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias, que desenvolvem uma série de atividades envolvendo divulgação científica e combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas.
Dentre as atividades desenvolvidas ao longo deste ano, destaca-se o treinamento e organização de equipes para a participação na competição de Caça Asteroides, que possibilita às alunas participantes realizarem suas próprias contribuições ao encontrarem asteroides, enquanto aprendem sobre Astronomia na prática. O treinamento foi organizado e realizado pelas bolsistas Julia Medeiros e Carol Conti, ambas estudantes de graduação do curso de Física.
Para a participação da equipe na competição, o projeto promoveu aula de treinamento presencial e reunião de grupo, além de fornecer material de apoio e a criação de um grupo em rede social para a comunicação mais rápida com as alunas. Nesse treinamento elas puderam aprender a realizar a identificação dos objetos astronômicos e a elaborar e enviar os relatórios com os possíveis asteroides encontrados.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO