Estudante do IFSC Lages relata experiência do intercâmbio em Portugal
A oportunidade surgiu a partir do programa de Dupla Titulação do curso de Engenharia Mecânica em parceria com a universidade em Portugal
• Atualizado
Realizar um intercâmbio durante a graduação é um sonho para muitos estudantes. A aluna do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) do campus de Lages, Caroline Gralha Chaves, de 22 anos, pôde realizar o sonho e relatou sua experiência em Portugal.
A oportunidade surgiu a partir do programa de Dupla Titulação do curso de Engenharia Mecânica do instituto, em parceria com o Instituto Politécnico de Porto, em Portugal. A estudante comentou que a oportunidade está sendo única, principalmente pela troca de culturas. Já o mais desafiador está sendo priorizar seu tempo.
“O estudo aqui exige mais do aluno na busca pelo conteúdo. Eles te dão todas as ferramentas necessárias, mas eu senti uma busca mais autodidata por parte do aluno. No momento, eu estou estagiando na Empresa CaetanoBus, na parte de cálculo estrutural. Como é um estágio curricular, eu lido somente com a minha tese, que é o Estudo do Comportamento Dinâmico da Estrutura de Suporte de Baterias de um Autocarro Elétrico. Até então, tenho realizado mais pesquisa sobre o assunto para me contextualizar melhor, mas já comecei a escrever a dissertação”, disse Caroline.
- Pesquisadoras da Udesc Lages vencem regional com projeto de produção de anticorpos
- Quer cursar medicina? Faculdade em Joinville tem nota máxima no MEC
Sobre o programa
O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira, com ou sem apoio financeiro do IFSC. Desde 2010, quando o programa foi lançado, mais de 300 alunos já participaram do Propicie.
Os alunos interessados em participar desse programa de intercâmbio precisam se inscrever em processo seletivo que é sempre divulgado a partir da publicação de um edital, que indica o número de vagas, os projetos ofertados, os pré-requisitos e o cronograma.
Leia também:
- Homem cai de caiaque na Garganta do Diabo em Pedras Brancas
- Mutirão em Lages leva 14 mil telhas a famílias atingidas por temporal
- Perseguição e tráfico de drogas terminam em danos a residência e apreensão em Lages
- Menino de 11 anos salva avó e irmã de incêndio criminoso em Lages
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO