Entenda para que serve a medicação supostamente desviada por servidor de hospital em Lages
Medicamento era enviado para diversos estados do país
• Atualizado
Um servidor público estadual de um hospital público em Lages, na Serra Catarinense, foi preso sob acusação de desviar o opioide Fentanil. As investigações revelaram que esse anestésico estava sendo traficado por meio dos Correios, sendo enviado para diversos estados do país. Outra pessoa, residente no Paraná, também foi detida nesta quinta-feira (27).
Segundo informações da Polícia Civil, ambos os homens são suspeitos de participarem de uma rede de venda e distribuição ilegal da medicação. As corporações policiais estão apurando crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e peculato. Atualmente, os acusados se encontram detidos na Unidade Prisional de Lages.
Leia Mais
Mas o que é o fentanil?
O fentanil é classificado como um opioide, uma classe de medicamentos utilizados para o tratamento da dor. Ele pertence à mesma família da morfina e da oxicodona, que são popularmente mais conhecidos.
No entanto, o fentanil possui uso restrito aos hospitais, não podendo ser adquirido em farmácias. Como medicamento, é empregado, por exemplo, durante o período de recuperação de cirurgias de grande porte ou para a sedação de pacientes entubados.
Conforme informações do 4º Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), o fentanil é considerado um analgésico extremamente potente, aproximadamente 100 vezes mais forte que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína.
O uso indevido do fentanil, sem supervisão médica, pode acarretar graves consequências à saúde dos usuários e à saúde pública. Esse cenário é preocupante, tendo em vista o aumento gradual no número de mortes por overdose relacionadas ao consumo de opioides na América do Norte nos últimos anos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO