Entenda como funciona o “carro das multas” que circula pelas ruas de Lages
Veículos usam câmeras para reconhecer dados das placas nas vagas de Área Azul
• Atualizado
Desde 2020, o sistema de estacionamento rotativo eletrônico, conhecido também como Zona Azul, opera na área central de Lages, na Serra Catarinense. Para monitorar e fiscalizar as infrações, o carro da Diretoria de Trânsito (Diretran), que conta com câmeras para acessar as placas do carro, realiza rondas para verificar a regularidade do veículo na vaga estacionada.
Leia Mais
“O veículo é equipado com câmeras infravermelho e de altura para que qualquer motorista em diferentes veículos percebam a movimentação do carro. Todas as imagens coletas dos flagrantes e advertências, são encaminhadas para a empresa responsável e à diretoria de trânsito”, explica Jean Tigre, agente de trânsito.
O agente de trânsito explica sobre quanto tempo leva para o veículo ser notificado. “A fiscalização, o aparelho não diferencia se o veículo está apenas parado ou realmente estacionado. Na fiscalização, ele flagrando a placa, vai gerar a advertência. Porém, há uma margem de tempo para as pessoas que fazem apenas o embarque e o desembarque. O veículo só valida a notificação após a segunda advertência”, disse o agente.
Confira a entrevista completa:
Leia também:
- Colisão entre carro e bovino na BR-282 deixa motorista ferido em Bom Retiro
- Leilão da frota da Prefeitura de Lages oferece mais de 90 veículos e máquinas
- Clube nos Bairros leva serviços gratuitos ao bairro Vila Nova nesta sexta-feira, em Lages
- Homem é preso em Curitibanos suspeito de furto em igreja
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO