Rádio Clube Compartilhar
Mais fiscalização

Depois das câmeras, novos equipamentos serão instalados no trânsito de Lages

Os equipamentos já estão em fase de licitação

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Milton Barão
Foto: Milton Barão

A quase um mês de funcionamento das câmeras de monitoramento instaladas, novos equipamentos devem operar no trânsito de Lages, conforme informou a Diretoria de Trânsito (Diretran). Os chamados “furões”, as lombadas eletrônicas e o radar móvel já estão em fase de licitação para a implantação.

Entenda o objetivo de cada equipamento:

Conforme a Diretran, o furão vai registrar através de imagem veículos infratores que excedam a velocidade limite da via, avançam sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso, invadem a faixa exclusiva, transitam em horário e/ou local proibido e evadem a faixa determinada para ele. Este equipamento reduz consideravelmente as ocorrências de desrespeito à legislação no local monitorado.

As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores, devidamente espaçados e colocados na via, que determinam a velocidade dos carros.

Utilizados para coibir os excessos ao volante e proporcionar um trânsito mais seguro, os controladores de velocidade podem ser fixos ou móveis. Nesse segundo caso, o funcionamento de um radar permite flagrar veículos acima do limite estabelecido para a via mesmo a grandes distâncias.

Lages registrou queda no número de autuações no primeiro mês do sistema de fiscalização

Desde a implantação do sistema de videomonitoramento, feito em parceria com a Polícia Militar, com suas 100 câmeras e outras 87 da Diretran, houve significativa redução no número de autuações, conforme a Diretran. Desde o início do mês de março, quando o sistema entrou em operação, até a última semana, foram emitidas 176 autuações.

“Tivemos uma redução de mais de 50% no número de autuações”, salienta o executivo de Trânsito, Newton Silveira. Ele comenta ainda que o estacionamento em vaga reservada para carga/descarga é o principal motivo das notificações oriundas do videomonitoramento. Em segundo lugar está a falta de cinto de segurança e o terceiro é o uso de película escura no vidro dianteiro do veículo.

Caso o motorista seja multado, ele pode recorrer. Nesse caso ele deve se dirigir à Diretran, que funciona no piso superior do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, para as providências através de recurso.

Leia também:

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.