Criador é flagrado com pássaros silvestres irregulares em Lages
A operação aconteceu no bairro Jardim das Camélias, em Lages
• Atualizado
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), apreendeu neste sábado (7), dez aves da fauna silvestre que eram mantidas em cativeiro de forma irregular. A operação aconteceu no bairro Jardim das Camélias, em Lages, como parte das ações de fiscalização da Semana do Meio Ambiente.
Leia Mais
Os pássaros foram encontrados em um porão de uma residência, alojados em gaiolas e sem as devidas autorizações do órgão ambiental competente. O proprietário do imóvel, um criador de passeriformes silvestres cadastrado no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS), alegou que seu plantel era composto por dez pássaros, mas que nove teriam escapado, restando apenas um animal devidamente autorizado em sua casa.
No entanto, a fiscalização revelou uma situação diferente. Das dez aves apreendidas, sete não possuíam anilhas de identificação. Entre essas aves sem registro estavam exemplares de Trinca-ferro, Coleirinho, Sabiá-laranjeira, Pintassilgo e Canário-da-terra. Os outros três pássaros anilhados eram das espécies Azulão e Canário-da-terra, mas não pertenciam ao plantel declarado pelo criador.
Diante das irregularidades constatadas, o envolvido responderá nas esferas administrativa e criminal por manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização legal.
A ação do CPMA reforça o combate à criação ilegal e ao tráfico de animais silvestres, crimes que causam sérios impactos à biodiversidade.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO