CIR Serra Catarinense aprova implantação de transplantes de rins em Lages
A iniciativa visa centralizar os serviços de transplante na região
• Atualizado
A proposta de implantação de serviços de transplantes renais no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) de Lages, foi aprovada durante a durante a reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), nesta quinta-feira (10).
Leia Mais
A iniciativa visa centralizar os serviços de transplante na região, eliminando a necessidade de pacientes se deslocarem para grandes centros urbanos. A medida promete reduzir custos logísticos e, principalmente, aliviar o desgaste físico e emocional dos pacientes que necessitam desse tipo de procedimento, bem como de seus familiares.
A secretária municipal da saúde de Lages, Susana Zen, destacou a importância do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres como referência estratégica em saúde de alta complexidade na Serra Catarinense. “A habilitação de serviços de transplantes renais nessa instituição será um marco para a região, proporcionando avanços importantes. Atualmente Lages já realiza a captação de órgãos para transplantes”, explicou a secretária.
Além da aprovação da implantação dos serviços de transplantes, a reunião da CIR também definiu a nova composição da diretoria executiva para o mandato 2025. A secretária de saúde de Lages, Susana Zen, foi nomeada coordenadora da comissão. A mesa diretora conta ainda com Meliana Goss Schlichting de Bocaina do Sul como vice-coordenadora, Ritchelly Cardoso de Palmeira como primeira secretária, Adriely Arruda de Urupema como segunda secretária, e Carlos Antunes de Melo de Campo Belo do Sul como tesoureiro.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO