Chuva provoca alagamentos em ruas de Lages; confira previsão
Na Serra Catarinense, pelo menos 10 cidades estão sob alerta
• Atualizado
As fortes chuvas que atingiram Lages, na Serra Catarinense, na tarde desta quarta-feira (22), causaram pontos de alagamentos em diversas ruas da cidade. O acúmulo de água nas vias obrigou motoristas a desviarem o percurso e o rio Carahá registrou aumento no volume de água. Desde às 15h30, Lages está em estado de atenção para temporais.
Veja vídeos:
Leia Mais
Cidades da Serra Catarinense em alerta
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta no início da tarde desta quarta-feira (22) para a possibilidade de tempestades, raios, granizo e enxurradas em diversas regiões do estado.
Na Serra Catarinense, pelo menos 10 cidades estão sob alerta: Otacílio Costa, Palmeira, parte alta de Lages, Bocaina do Sul, Painel, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
Além disso, as regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Médio e Alto Vale do Itajaí também estão sob alerta para as próximas 3 horas.
A Defesa Civil recomenda aos moradores dessas regiões que busquem um local abrigado, longe de árvores, placas e postes de energia. Também é importante ficar longe de janelas e desligar aparelhos eletrônicos. Ocorrências podem ser comunicadas nos telefones 199 ou 193.
Previsão do tempo
A Defesa Civil emitiu alertas para a formação de áreas de instabilidades a partir desta quarta (22), que resultam em temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina. Em média os acumulados variam entre 30 e 60mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí e de 20 a 40mm nas demais regiões.
Na quinta-feira (23), a formação de uma baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as condições para chuva no estado, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente a partir da tarde. Os acumulados variam de 40 a 70mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte a Grande Florianópolis e de 20 a 40mm nas demais regiões.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Na sexta-feira (24), ainda há chance de chuva pelo estado, principalmente no início do dia. Os acumulados tendem a ser menos expressivos em comparação ao dia anterior, variando entre 20 e 40 mm nas áreas de divisa com o Paraná e entre 10 e 25 mm nas demais regiões.
Ocorrências podem ser comunicadas pelos telefones 199 ou (049) 3019-7477.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO