Carnaval em Lages: Tempos áureos que ficaram na história
O programa Clube Cidade desta terça-feira (21) relembrou a época de ouro do Carnaval em Lages
• Atualizado
O programa Clube Cidade desta terça-feira (21) relembrou a época de ouro do Carnaval em Lages. A comunicadora Adriana Gautério recebeu o historiador e estudante de jornalismo Lenilson Maia para contar e relembrar o Carnaval na Princesa da Serra.
As primeiras festividades do Carnaval em Lages começaram no final do século 19 e início do 20. As festas se dividiam em: religiosas e sem motivos religiosos, apenas para a diversão do povo. O carnaval era popularmente chamado de entrudo ou jogo do entrudo naquela época.
A comunidade se reunia nas ruas e jogava água com limão para molhar as pessoas. No meio urbano, recolhiam água da Cacimba que era uma fonte de água potável, e localizada na rua Carlos Joffre do Amaral em frente ao prédio da Rádio Clube de Lages.
Em 14 de janeiro de 1900, o tenente Ernesto Augusto Neves, comissário de Polícia de Lages, proibiu a população dessa prática de jogar água nas pessoas, alegando que a brincadeira era nociva a saúde e qualquer pessoas que descumprisse a lei receberia multa de 20 mil réis.
Quer saber mais da história do Carnaval em Lages, assista ao programa Clube Cidade na integra.
Clube Cidade de Carnaval
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO