Rádio Clube Compartilhar
Multas

Câmeras das multas: veja quais são as principais infrações no trânsito de Lages

Cerca de 187 câmeras foram instaladas no trânsito do município

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Milton Barão
Foto: Milton Barão

Lages registrou 176 multas de trânsito desde a implantação do sistema de videomonitoramento, as “câmeras das multas” até esta quinta-feira (30). O levantamento divulgado pela Diretran (Diretoria de Trânsito), aponta quais foram as principais infrações registradas.

De acordo com o órgão, houve uma redução significativa de mais de 50% no número de multas. Já na Área Azul, o estacionamento rotativo, o número de irregularidades continua alto, com cerca de 1.500 registros por mês.

Infrações mais cometidas

  • Em primeiro lugar, a infração de estacionar em vaga reservada para carga/descarga é o principal motivo das notificações oriundas do videomonitoramento;
  • Em segundo lugar fica a falta do uso do cinto de segurança;
  • Em terceiro, o uso de película escura no vidro dianteiro do veículo.

Caso o motorista seja multado, o diretor de trânsito de Lages, Newton Silveira, afirma que o motorista pode recorrer. Para isso, ele deve se dirigir à Diretran, que funciona no piso superior do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, para as devidas providências através de recurso.

Entenda para onde vai o dinheiro arrecadado das “câmeras das multas” de Lages

As 187 “câmeras das multas” instaladas na área central da cidade autuarão qualquer infração que seja captada e que esteja dentro da legislação de trânsito. Mas afinal de contas, para onde vai o dinheiro arrecadado? 

  • 15% para Polícia Civil;
  • 15% para Polícia Militar;
  • 5% Conselho Nacional de Trânsito;
  • 65% para uso da Diretoria de Trânsito (Diretran).

Segundo Newton, os recursos da Diretran serão utilizados na sinalização de vias, confecção de placas, compra de viaturas, uniformes para agentes e setor de engenharia de tráfego, coletes balísticos, manutenção semafórica, contas de energia elétrica e material de expediente. “Toda a despesa relativa ao trânsito é realizada através dos recursos arrecadados com as notificações. Já foram adquiridos, por exemplo, nove viaturas nos últimos 6 anos”, disse o diretor da Diretran de Lages.

Leia também:

>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.