Homens autores de violência doméstica participam do “Projeto Refletir” em Lages
Os encontros buscam suspender comportamentos violentos
• Atualizado
Homens autores de violência doméstica em Lages iniciaram nesta terça-feira (08), uma nova rodada de encontros do projeto social Refletir, que visa promover a responsabilização e reflexão sobre os atos cometidos. Com aproximadamente 15 participantes, esta é a terceira turma do projeto, desenvolvido pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Lages.
O projeto Refletir busca desenvolver controle emocional e autoestima, além de suspender comportamentos violentos. A coordenadora da CPMA, Rubia Marluza Carneiro, destaca que as rodas de conversa abordam temas como igualdade de gênero, masculinidade e as diversas formas de violência previstas pela Lei Maria da Penha.
Durante os encontros, que ocorrerão em oito sessões de duas horas, os participantes terão a oportunidade de discutir relações mais equitativas e refletir sobre o impacto de suas ações. “Nossa prioridade é garantir que esses homens reflitam profundamente sobre o impacto de suas ações e adquiram ferramentas emocionais para findar os comportamentos violentos”, explica a juíza Mônica Grisólia.
Os autores de violência doméstica são encaminhados pela 2ª Vara Criminal para participar das atividades educativas, que buscam a responsabilização pelos atos cometidos e também a construção de uma sociedade mais justa, fundamentada no respeito mútuo e na igualdade de gênero. Antes do início das rodas de conversa, os participantes passaram por atendimentos psicossociais, criando um espaço propício para a transformação e a reflexão.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO