Após um ano de espera, ponte entre dois bairros é concluída em Lages
Sem a ponte, a comunidade tinha que fazer um percurso maior para ir até outro bairro
• Atualizado
Após um ano de espera da comunidade, a ponte entre os bairros Ferrovia e Caravagio foi finalmente concluída. A reportagem da Rádio Clube de Lages acompanhou a reivindicação dos moradores ao longo desse tempo e até cinco meses atrás, não havia nem sinal da ponte. Nesta sexta-feira (23), o repórter Gabriel Senem conversou com uma moradora da região após a construção ser finalizada.
Dona Eliana mora no bairro com os familiares há cerca de 8 anos. Há quase um ano, a comunidade vivia sem a ponte, o que causou a desvalorização dos terrenos, crianças com dificuldade para ir à escola, pois tinham que dar uma volta muito longa, os carros também tinham que fazer um desvio.
“Faz uns 15 dias que o pessoal concluiu a ponte. E faz um ano que a gente estava sem a ponte. Eu também faço fisioterapia no bairro Coral e tinha que dar a volta. Agora não, é um pulinho daqui, ali. Facilitou bastante. Em dois ou três dias vieram e fizeram a ponte, que demoraram um ano”, comenta Eliana.
Ainda segundo a moradora, a comunidade estava sendo prejudicada por não ter a ponte. Imóveis desvalorizados, moradores querendo sair do bairro pela dificuldade de acesso e as crianças que tinham que fazer um caminho mais longo para ir a creche.. Agora com a ponte devidamente construída, a mobilidade da população melhorou muito.
Leia mais
Agosto lilás em Lages: unindo forças no combate à violência contra a mulher
O Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, reforça a importância de dar voz a quem sofre em silêncio. Em Lages, de janeiro até agosto, a cidade acolheu 12 mulheres e 15 crianças e adolescentes. Desde 2017, foram acolhidas 205 mulheres e 273 crianças e adolescentes, com um total de 16.534 atendimentos realizados.
O apoio contínuo é oferecido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, com atendimento disponível 24 horas pelo telefone (49) 98402-9413. Para orientações e denúncias, as pessoas devem ligar também para o número da Secretaria: (49) 3019-7454, localizada na Rua Santa Cruz, nº155, no Centro de Lages.
A violência contra a mulher pode manifestar-se de diversas formas, incluindo violência física, psicológica, sexual e econômica. Em muitos casos, essas agressões acontecem no ambiente doméstico e podem ter efeitos devastadores na vida das vítimas. É fundamental que todos estejam atentos aos sinais de violência e saibam como oferecer apoio às vítimas.
O Agosto Lilás é um chamado à ação, encorajando a denúncia dos casos de violência e a busca por justiça. O mês de agosto especificamente é utilizado para informar a população sobre os direitos das mulheres e as formas de buscar ajuda. É uma oportunidade para reforçar a importância da solidariedade e do respeito mútuo.
Segundo a Secretária de Políticas Públicas para Mulher em Lages, Marli Nacif, o município conta com uma programação especial no mês de agosto, que acontecerá nesta quarta-feira (21) para escola em alunos, no dia 28/08 para funcionários da Celesc e no dia 30/08 na Uniplac.
A iniciativa, promovida em agosto, mas que deve se estender ao longo do ano, é uma forma de trabalhar para construir uma sociedade onde todas as mulheres possam viver sem medo e com dignidade.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO