Após 20 anos, professores aprovados em concurso público do Estado são chamados
A convocação aconteceu após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina ganhar na justiça um processo envolvendo o caso.
• Atualizado
Com a colaboração de Evandro Gioppo
Após 20 anos de espera, os aprovados no concurso público da área da educação realizado em Santa Catarina em 2004 finalmente estão sendo convocados. A chamada em Lages acontece nesta quarta-feira (2), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE), após o SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina), ganhar na justiça um processo envolvendo o caso.
Em 2004, os candidatos aprovados foram informados de que não havia vagas disponíveis. O SINTE, então, entrou com uma ação judicial contra o governo do estado, alegando que existiam vagas e que os aprovados foram prejudicados. A justiça deu ganho de causa ao sindicato, determinando a convocação dos aprovados.
Carla Pucci, uma das aprovadas no concurso, relata o que aconteceu na época. “Após a informação de que não havia vagas, fomos orientados a esperar quatro anos. Passado esse período, sem resposta, buscamos o SINTE para defender nossos direitos.”
Mara Rossi, representante regional do SINTE, explica a luta do sindicato em defesa dos aprovados. “O SINTE entendeu que havia vagas na época que os professores não foram chamados e prejudicados. Desde então foi entrado com uma ação contra o governo do estado na tentativa de chamar esses professores que haviam passado nesse concurso”, explicou.
A lista com os nomes dos aprovados foi publicada no Diário Oficial da União e nas páginas oficiais do SINTE. A convocação está acontecendo em dias e regiões diferentes. Em Lages, a chamada é nesta quarta-feira (2), na CRE.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO