Agricultores da Serra Catarinense recebem capacitação para a criação da Rota do Pinhão
A trilha passará por propriedades rurais de São Joaquim e Bom Jardim da Serra
• Atualizado

Os agricultores da Serra Catarinense estão recebendo capacitação para a criação da Rota Sustentável do pinhão. A primeira oficina aconteceu no dia 05 de fevereiro em São Joaquim. O curso é oferecido pela Rede de Trilhas de Longo Curso de Santa Catarina, e faz parte do plano de criação da Rota de Sustentabilidade do Pinhão.
O objetivo da oficina foi apresentar o conceito de trilhas de longo curso, construir um roteiro e discutir a importância do turismo sustentável para a região. Os participantes aprenderam sobre conservação ambiental, preservação cultural e histórica, e as oportunidades de recreação e lazer que a Rota do Pinhão pode oferecer.
A iniciativa visa integrar práticas sustentáveis ao longo do percurso, incluindo manejo, plantio, colheita, turismo rural e gastronomia. A ideia é que a Rota do Pinhão seja um exemplo de desenvolvimento sustentável, conectando a cultura local com a natureza.
Parceria para a criação da Rota Sustentável do Pinhão
A Rota de Sustentabilidade do Pinhão é fruto de uma parceria entre a Rede Brasileira de Trilhas e o Sindicato Rural Familiar da região de São Joaquim. O acordo de cooperação técnica foi assinado em dezembro de 2024, durante uma reunião da Câmara Técnica de Meio Ambiente.
O percurso da trilha passará por propriedades rurais de São Joaquim e Bom Jardim da Serra, ligadas ao Sindicato, com início no Parque Nacional de São Joaquim. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Centro Vianei, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Sindicato Rural Familiar de São Joaquim e região (SINTRAF) e do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA).
A oficina em São Joaquim é a primeira de uma série de capacitações que serão oferecidas pela Rede Trilhas SC, com o objetivo de desenvolver e implementar práticas sustentáveis da Rota do Pinhão.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO