Agosto Lilás mobiliza mais de 3 mil pessoas em Lages e região
Ações municipais focaram em prevenção e acolhimento à mulher
• Atualizado
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, concluiu a programação da campanha Agosto Lilás referente ao ano de 2026. As atividades de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher engajaram mais de três mil pessoas em palestras, capacitações, rodas de conversa e acolhimentos diretos no município e em cidades vizinhas do Planalto Sul, como Campo Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro.
Além do trabalho de campo, prédios e monumentos públicos como a sede da Prefeitura, o Morro Grande, o Parque Jonas Ramos (Tanque), a Catedral Diocesana e o Colégio Rosa receberam iluminação especial na cor lilás ao longo do mês.
Agosto Lilás; parcerias e campanhas institucionais
A programação integrada envolveu parcerias com o ecossistema de inovação do Orion Parque durante o SW Lages, com a Câmara de Vereadores, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e instituições de ensino superior, como a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) no 2º Seminário Agosto Lilás e a Unifacvest. Atividades culturais também ocorreram no Mercado Público Municipal em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Nas ruas, a campanha publicitária trabalhou com o mote: “Quando algo quebra, a gente sabe que há um problema. Na violência contra a mulher, no primeiro sinal, denuncie”. A ação instalou a réplica de um banco quebrado na cor lilás na Praça João Ribeiro para simbolizar o alerta contra as agressões.
Ações nas escolas, empresas e saúde
As frentes de trabalho atuaram na sensibilização em diferentes setores da comunidade:
- Empresas: Palestras do projeto “Rede de Respeito” atingiram cerca de 200 trabalhadores na empresa Zanoello, além de equipes da Siqueira Energia e do Supermercado Fort;
- Educação: Execução dos projetos “Sonhe e Realize” (em parceria com o Clube Soroptimista) e “Maria da Penha vai à Escola” na EEB Visconde de Cairu e nas Emebs Fausta Rath e Suzana Albino França;
- Unidades de Saúde: Capacitação contínua de servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Santa Helena, Guarujá, Universitário, São Pedro, Penha, Santa Catarina, Centro, Habitação, Vila Nova e Coral para identificação precoce e acolhimento dos casos.
Declarações oficiais e balanço de atendimentos
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou o alcance da rede de proteção:
“Trabalhamos para garantir que cada mulher de Lages e da Região Serrana saiba que não está sozinha. A ampliação da nossa rede de atendimento, a união com as instituições e a conscientização em todos os espaços são passos fundamentais para construirmos uma sociedade segura, onde a dignidade e a integridade de todas as mulheres sejam plenamente respeitadas.”
A secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, reforçou a importância do trabalho contínuo:
“Unimos forças com a comunidade, empresas, escolas e municípios vizinhos para levar a mensagem de prevenção e acolhimento ao maior número de pessoas possível. Chegar a mais de três mil pessoas atendidas e conscientizadas demonstra a força da nossa rede e a relevância de manter ações permanentes de apoio e proteção.”
Entre janeiro e agosto de 2026, a estrutura municipal contabilizou 1.823 pessoas alcançadas em atendimentos diretos. No mesmo período, a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Maria Rosalina Rodrigues ofereceu acolhimento e proteção a 23 mulheres e 29 crianças.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO