SC vai à Ásia e à Europa atrás de investimentos para o Estado
Governador está no Japão e depois vai à China
• Atualizado

O governador Jorginho Mello (PL) em viagem à Ásia, assim como um grupo de deputados estaduais catarinenses em agenda na China, enquanto a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) debate turismo e tecnologia na Península Ibérica, na Europa, mostra que abrir as portas para novas oportunidades de negócios exige estar mais próximo de alguns dos maiores investidores mundiais.
Leia Mais
Depois de mais de 40 anos de parceria com a Província de Aomori, no Japão, o governador catarinense assinou um documento que renova o compromisso de amizade entre as regiões, firmado originalmente em 23 de outubro de 1980, que teve o governador Soichiro Miyashita, como signatário.
A cooperação entre Aomori e Santa Catarina tem raízes na agricultura, especialmente na introdução de técnicas de cultivo da maçã, há quase 45 anos.
Agora, além de lembrar o apoio japonês, em 1983, durante as enchentes que devastaram o Vale do Itajaí, com a ajuda humanitária, Jorginho manifestou também o desejo de abrir mercados para a exportação da maçã catarinense ao Japão.
Tecnologia e turismo na agenda de Marilisa

No arquipélago de Açores, a vice-governadora Marilisa Boehm (PL), acompanhada da secretária estadual de Turismo, Catiane Seif, reuniu-se com o vice-presidente do Governo Regional, Artur Manuel Leal de Lima, que resultou também em interesses para as áreas de comércio entre as duas regiões e para o setor de tecnologia e inovação.
Uma das ideias é voltada à promoção do turismo e à conectividade aérea. Foi discutida a possibilidade de uma parceria com a companhia aérea que opera a rota entre Florianópolis e Lisboa para a criação de uma parada nos Açores nos voos da rota, o que reforçaria a forte influência da colonização do Estado, feita por moradores das ilhas no Litoral catarinense.
Em relação ao comércio exterior e à logística internacional, foi debatida a viabilidade de se utilizar os portos catarinenses como porta de entrada para produtos açorianos no mercado brasileiro.
Um dos exemplos discutidos foi a importação de carne bovina, produto no qual Santa Catarina não é autossuficiente, o que abre espaço para a oferta proveniente dos Açores, respeitando as normas sanitárias brasileiras.
Montadora de veículos elétricos interessa deputados

Os deputados estaduais Fernando Krelling (MDB), Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT), que estão na China, apresentaram aos executivos asiáticos as potencialidades da economia catarinense, principalmente em áreas como tecnologia, metal-mecânica e o número de startups. À mesa um namoro para que a JMEV possa trazer para Santa Catarina uma fábrica de carros elétricos compactos e médios.
A conversa é o primeiro passo, porque depende de ações concretas do Executivo do Estado, mas a conversa na cidade de Nanchang, capital da província chinesa de Jiangxi, anima. Para os deputados, a instalação de uma unidade da montadora em solo catarinense proporcionaria vantagens para o Estado muito além do desenvolvimento econômico.
No último mês, representantes da empresa estiveram em Santa Catarina justamente para discutir a possibilidade de instalar uma fábrica no Estado. Atualmente, 45% da frota chinesa já é composta por carros elétricos. Com sede em Nanchang, a JMEV foi fundada em 2015 e produz, em média, 100 mil carros elétricos por ano.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO