Política Compartilhar
Infraestrutura

Prefeitura de Florianópolis anuncia contratação de nova empresa caso Casan não inicie obra no Sul da Ilha até outubro

Segundo a prefeitura, a notificação oficial foi entregue para a concessionária na última semana

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: reprodução/PMF
Foto: reprodução/PMF

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou, na manhã desta segunda-feira (24), que irá contratar uma nova empresa caso a atual concessionária, Casan, não inicie as obras até outubro de tratamento de esgoto no Sul da Ilha. O corpo técnico da prefeitura prepara um edital de concessão para empresas interessadas que pode ser lançado em novembro.

Segundo a prefeitura, a notificação oficial foi entregue para a concessionária na última semana. O documento entregue é um primeiro passo jurídico para que o município possa romper com a concessionária em parte do contrato. Segundo a prefeitura, o contrato assinado com a Casan completa 20 anos, mas a região Sul segue com 0% de cobertura para tratamento de esgoto.

“Não se trata de uma briga política ou uma ameaça sem efeitos práticos, até porque o problema é resultado de décadas de negligência. Estamos seguindo o rito legal e trabalhando de forma pragmática: se há um contrato para oferecer um serviço e esse serviço não está acontecendo, precisamos escolher outro prestador”, afirmou o prefeito.

Em entrevista ao SCC SBT, Laudelino Bastos, diretor-presidente da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), afirmou que reconhece que a companhia tem um déficit histórico com o município e que a equipe está mobilizada para iniciar as obras em outubro.

Segundo ele, a ilha é um ecossistema complexo do ponto de vista ambiental e as licenças ambientais são difíceis de se conseguir, mas há um empenho para conseguir iniciar os trabalhos:

“Nós temos consciência do tamanho do trabalho, o governo do estado também está envolvido nesse assunto e me pediu para focar nisso. Estamos nos aproximando ao máximo que podemos do prefeito, para negociar com ele soluções alternativas como, por exemplo, o projeto esgotamento sobre rodas que já está previsto no pacto de saneamento, assim podemos começar a tratar o esgoto mesmo sem ter a rede disponível na região.”

Veja vídeo publicado por Topázio Neto nas redes sociais

Novo contrato de concessão

De acordo com técnicos da prefeitura, a concessão do serviço na região tem viabilidade financeira para um novo prestador, por se tratar de um local com alta densidade populacional e retorno garantido através da taxa de tratamento de esgoto. “Qualquer grande empresa vai se interessar em oferecer o serviço. Mas precisa ter recursos para investir, pois não há ainda estações de tratamento e muito menos infraestrutura de captação nos bairros”, afirmou Topázio.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.