Cotidiano Compartilhar
discurso

“O maior líder popular deste país”, afirma Alckmin sobre Lula

Ex-governador discursou em evento no qual sindicalistas entregaram ao petista um conjunto de propostas

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Lula diz que é preciso ‘juntar os divergentes’. Foto: Divulgação
Lula diz que é preciso ‘juntar os divergentes’. Foto: Divulgação

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) chamou nesta quinta-feira (14) o ex-presidente Lula (PT) de “o maior líder popular deste país”. Alckmin, que já foi crítico do petista, teve confirmada na quarta-feira (13), pelo diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, sua indicação para compor como vice a chapa de Lula à Presidência da República.

O elogio do integrante do Partido Socialista Brasileiro ao antigo adversário político veio, agora, em discurso num evento, na Casa de Portugal, em São Paulo, no qual centrais sindicais entregaram ao ex-chefe do Executivo federal a chamada Pauta da Classe Trabalhadora, uma série de propostas para um eventual novo governo dele.

“Quando o Brasil precisava de uma Constituição cidadã lá estava Lula, Ulysses, Florestan Fernandes, Mário Covas, Fernando Henrique. O Brasil está aqui unido neste momento grave onde nós temos um governo que odeia a democracia. Um governo que tem admiração pela tortura, que faz o povo sofrer. É neste momento de desemprego, de estômago vazio, de inflação, de fome, de morte, 662 mil mortos, que o Brasil se agiganta aqui hoje nessa reunião histórica com as mais importantes centrais sindicais. E quero dizer que venho somar o meu esforço pequeno, humilde, mas de coração e entusiasmo em benefício do Brasil. A luta de vocês, a luta sindical deu ao Brasil o maio líder popular deste país. Lula, Lula, viva Lula”, afirmou Alckmin, animando o público, que passou a entoar “olê, olê, olá, Lula, Lula”.

O clima do evento foi de plena aceitação da chapa do petista com Alckmin que se desenha. Diferentes sindicalistas que discursaram chamaram o ex-governador de “companheiro”, e o próprio integrante de PSB falou “companheiro Lula, companheira [deputada federal] Gleisi [Hoffmann]”.

Segundo o ex-governador, o dia é “histórico”. “Reúnem-se as maiores centrais sindicais do país. É um exemplo que se remete à nossa história. Que quando todas às vezes que o Brasil estava em risco, o Brasil se uniu, não se apequenou”, completou.

Lula, por sua vez, disse que a Pauta da Classe Trabalhadora entregue a ele “é quase que um programa de governo”. O documento foi aprovado na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) de 2022, em 7 de abril.

(Mais informações em breve)

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook. 

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×