Militares invadem palácio presidencial em tentativa de golpe de estado na Bolívia
Presidente Lula se manifestou sobre o caso
• Atualizado
Nesta quarta-feira (26), o presidente da Bolívia, Luis Arce, confirmou que as Forças Armadas do país estão fazendo “mobilizações irregulares” em La Paz, capital boliviana.
O presidente boliviano, eleito em outubro de 2020, pelo Movimento ao Socialismo (MAS), afirmou que a “democracia deve ser respeitada” e que “denunciou mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano”.
Luis Arce é do mesmo partido do ex-presidente Evo Morales, que governou o país de 2006 a 2019, por três mandatos consecutivos.
Manifestação de Evo Morales
O ex-presidente do país, Evo Morales, publicou no X, antigo Twitter, que tanques e homens armados tomaram a Praça Murillo, principal espaço público de La Paz. Segundo ele, é possível que exista uma tentativa de “golpe de estado” em curso.
“Convocamos uma mobilização nacional para defender a democracia diante do golpe de Estado que o general Zuñiga está gestando”, disse Morales. “Não permitiremos que as Forças Armadas violentem a democracia e amedrontem o povo”.
Lula condena golpe na Bolívia
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse no fim da tarde desta quarta-feira (26) que aguarda informações sobre o golpe de Estado na Bolívia. Ele solicitou que o chefe do executivo, o ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, entre em contato com o país para entender a situação.
“Fui informado agora. Pedi para o ministro ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza e ter uma posição”, disse.
A declaração foi dada durante agenda do presidente em Brasília, para conhecer os novos veículos na adquiridos com recursos do Novo PAC.
Logo depois. Lula se manifestou sobre o assunto na plataforma X.
“A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão”, escreveu o presidente.
Itamaraty orienta brasileiros que estão no país
Em uma segunda nota, o Itamaraty reforçou que permanece atento aos brasileiros que vivem no país, que podem acionar o consulado da Embaixada em La Paz, os Consulados-Gerais em Cochabamba e em Santa Cruz de la Sierra e os Consulados em Cobija, Guayaramerin e Puerto Quijarro, caso precisem de assistência. Além disso, o plantão consular do Itamaraty está disponível no número +55 61 98260-0610.
Todos os contatos podem ser encontrados no site do Ministério.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO