Política Compartilhar
Relações Internacionais

Lula assume liderança do Mercosul após 13 anos

Um dos principais objetivos do petista é concluir o acordo comercial com a União Europeia até o fim deste ano

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: @ricardostuckert | divulgação redes sociais.
Foto: @ricardostuckert | divulgação redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume, nesta terça-feira (4), a liderança rotativa do Mercosul – grupo de países formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A cerimônia será realizada durante a 62ª reunião dos chefes de Estado do bloco, sediada na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina – atual presidente do grupo.

Lula assume a liderança do Mercosul após 13 anos, quando também foi presidente do bloco econômico. Agora, um dos principais objetivos do petista é concluir o acordo comercial com a União Europeia até o fim deste ano, data em que termina o prazo da liderança rotativa. O documento foi assinado em 2019, mas continua aguardando a ratificação de todos os países signatários. 

“O governo está traduzindo as instruções do presidente Lula para um documento que será apresentado primeiro aos parceiros do Mercosul, e depois à União Europeia. É um processo que não é tão rápido porque os acordos são muito delicados e têm exigido um trabalho de coordenação interna muito intenso”, disse o embaixador Maurício Lyrio.

Outro tema que está na pauta de discussões é as “regras de origem”, um mecanismo para garantir as boas práticas de comércio e inserir o Mercosul nas cadeias globais de produção. Os países ainda devem debater a cooperação nas áreas da saúde, educação, defesa, proteção às mulheres, aos povos indígenas, e proteção aos cidadãos dos países do bloco.

As situações de países sul-americanos e latino-americanos que buscam uma maior integração com o bloco também serão avaliadas. É o caso da Bolívia, cujo processo está em estágio avançado. Nações como Chile e Colômbia estão em processo de implementação, enquanto República Dominicana e El Salvador mantêm diálogos exploratórios com o Mercosul.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.