Política Compartilhar
Novo secretário

Luciano Buligon é empossado como secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Luciano Buligon foi o prefeito mais bem votado da história política de Chapecó, com 62% dos votos.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Julio Cavalheiro| Secom
Foto: Julio Cavalheiro| Secom

Luciano José Buligon é o novo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O governador Carlos Moisés deu posse ao novo titular da pasta, na tarde desta segunda-feira (8), em ato no gabinete do Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. O secretário de Estado da Administração, Jorge Tasca, o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli e a filha mais nova de Buligon acompanharam. Por meio das redes sociais, Buligon já havia afirmado na sexta-feira (5) que o convite tinha sido aceito com entusiasmo.

Ao dar boas vindas a Buligon, Carlos Moisés afirmou que ele tem a qualificação necessária para continuar o bom trabalho que já vem sendo apresentado pela secretaria e acrescentar ações e programas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de Santa Catarina.

“O Buligon traz experiência, capacidade e total condições de levar adiante as ações que a secretaria já bem desempenha. Tenho certeza que vamos avançar nas ações, criar novos programas de incentivo ao empreendedorismo, que é marca de Santa Catarina. Tenho convicção de que o Buligon acredita no trabalho do governo e também não medirá esforços em favor do Estado e do povo catarinense”, afirmou o governador. 

Em seu pronunciamento, Luciano Buligon empenhou trabalho e lealdade à frente dos desafios e projetos da SDE. “Este momento dispensa discurso, quero somente reafirmar meu compromisso com muito trabalho e lealdade ao projeto do governador Carlos Moisés, que já demonstrou o quanto vem alcançando resultados incríveis para Santa Catarina”, afirmou Buligon.

O novo secretário

Luciano José Buligon é advogado, especialista em Direito Constitucional, graduado em Direito pela Universidade da Região da Campanha em Bagé, Rio Grande do Sul. Procurador de carreira do município de Chapecó, foi o prefeito mais bem votado da história política do município, com 62% dos votos.

Recentemente, presidiu a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc); o Consórcio Iberê e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento.

Preside atualmente o Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul. É integrante da Rede Mundial de Prefeito pela Paz e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. É Embaixador dos Princípios do Desporto no Serviço da Humanidade, a convite do Papa Francisco.

Entre condecorações que já recebeu, Buligon foi agraciado com a “Ordem de Rio Branco”, maior honraria do Governo Federal; com a Medalha de “Ordem do Mérito Aeronáutico”, no grau de Cavaleiro, e com a Medalha “Amigo da Marinha”. 

Foi reconhecido como “Cidadão Catarinense” pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Finalista do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, da Udesc, com o programa Ouvindo o Nosso Bairro. Recebeu o título de Prefeito Inovador 2019, durante o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Criciúma, por iniciativas como ONB Digital e Aprova Digital.

Luciano José Buligon é natural de Tenente Portela (RS), casado com Lucia Muller Buligon e tem três filhos: Isabella, Camila e Hulian Felipe.

A SDE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) centraliza, em um mesmo órgão, ações de ciência, tecnologia, inovação, energia limpa, defesa do consumidor, emprego, e desenvolvimento econômico.

Está vinculada à SDE, a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (administração pública direta) e na administração indireta estão vinculados os seguintes órgãos: IMA, Aresc, Jucesc, Imetro-SC e Fapesc. O trabalho da SDE tem o objetivo de promover o equilíbrio ambiental e o crescimento econômico sustentável, gerando emprego e renda, assim como apoiar a instalação de empresas no Estado e atrair novos investimentos, garantindo o crescimento econômico com base nos princípios da sustentabilidade.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×