Lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas é suspensa
A Lei proibia o uso de linguagem neutra ou qualquer outra que "descaracterize a norma culta da Língua Portuguesa"
• Atualizado
Lei municipal que proibia o ensino de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas em Ibirité, Minas Gerais, foi suspensa nesta segunda-feira (20), pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A norma também impedia o uso da linguagem pelos agentes públicos da cidade.
Aprovada pelo Legislativo de Ibirité, a lei proibia o uso de linguagem neutra ou qualquer outra que “descaracterize a norma culta da Língua Portuguesa” nas escolas, repartições e documentos públicos. A norma previa punições administrativas, além de responsabilizações civis e penais.
Na decisão, Moraes entendeu que municípios não podem legislar sobre normas educacionais, conteúdos curriculares e metodologias de ensino. Para o ministro, somente o Congresso Nacional pode tratar da matéria.
“A proibição de divulgação de conteúdos na atividade de ensino em estabelecimentos educacionais, nos moldes efetivados pela lei municipal impugnada, implica ingerência explícita do Poder Legislativo municipal no currículo pedagógico ministrado por instituições de ensino vinculadas ao Sistema Nacional de Educação e, consequentemente, submetidas à disciplina da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, argumentou o Ministro.
Leia mais:
- Geraldo Corrêa Bastos e Sérgio Luiz Junkes são escolhidos desembargadores pelo TJSC
- Operação policial prende homem por porte ilegal de arma na BR-282 na Serra
- Há 180 anos, Dom Pedro II visitava São José; o encontro que marcou a história do município
- Teleton 2025: saiba como você pode doar
- Homem é preso após agredir e ameaçar ex-companheira com canivete em Lages
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO




