Política Compartilhar
Polêmica

Júlia Zanatta é criticada por falar que SC tem mais CLT do que Bolsa Família: “ao contrário do Maranhão”

Deputada catarinense se defendeu afirmando que apenas citou um dado

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: YouTube
Foto: YouTube

Uma fala da deputada federal Júlia Zanata durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (24), está repercutindo. Durante a sessão, a deputada catarinense comparou Santa Catarina com o Maranhão e disse que a diferença entre os estados está no número de carteiras assinadas.

“Santa Catarina tem mais gente com carteira assinada do que no Bolsa Família, ao contrário do Maranhão, que tem mais gente no Bolsa Família do que com carteira assinada”, disse a deputada.

Júlia Zanatta diz que a fala resultaria em críticas

A parlamentar falava durante a sessão que tratava do projeto de lei complementar que autoriza os estados e o Distrito Federal a legislarem sobre posse e porte de armas de fogo para defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras (PLP 108/23). Durante o uso da palavra, a deputada defende que a comissão aprove o texto em tramitação e diz que o Brasil é um país continental, e que por isso, não há mais como centralizar o poder em Brasília.

Zanatta diz que defende que, além da liberação para legislar sobre as armas, os Estado possam tratar sobre outros temas.

Para exemplificar as diferenças entre as regiões do país, a deputada compara os dados de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família e com registro de trabalho no estado de Santa Catarina e do Maranhão. A parlamentar catarinense diz que a fala resultaria em críticas, por já ter sido acusada de xenofobia pelo mesmo discurso.

“Eu tenho que cuidar, porque outro dia o ministro da comunicação falou que essa minha frase era xenofóbica. Agora, falar a verdade virou crime, por isso que vocês querem censurar. Porque vocês não aguentam a verdade”

Deputada Júlia Zanatta

Durante a fala da deputada, participantes da comissão começaram a gritar em forma de protesto. “Começou a gritaria, já começou porque quando eu falo verdade começa”.

Confira a fala da deputada Júlia Zanatta

Vídeo: Câmara dos Deputados

O que diz a deputada Júlia Zanatta

O SCC10 entrou em contato com a deputada para se posicionar sobre o caso e ela informou que o posicionamento seria por meio de vídeo divulgado em suas redes sociais onde diz: “Você pode pesquisar, vou deixar aqui também que em Santa Catarina tem mais gente com carteira assinada do que dependendo do Bolsa Família, diferente do Maranhão, que tem mais gente dependente do Bolsa Família do que com carteira assinada”.

Zanatta afirma que não irá retirar o que disse. Conforme a parlamentar, a crítica é sobre às “migalhas” que o governo dá.

“Culpado não é quem recebe o Bolsa Família, o culpado são os políticos que implantam políticas públicas que deixam o povo dependente do Estado. Qualquer um quer ter dignidade para poder sustentar a sua família”

Zanatta

A deputada encerra o vídeo falando que não vai se desculpar por apenas falar um dado estatístico: “não vou me desculpar por falar o óbvio, por falar que a grama é verde”.

Confira o vídeo

Vídeo: Redes sociais

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.