Doria confirma pré-candidatura à Presidência da República pelo PSDB
Declaração foi dada durante entrevista coletiva, realizada na tarde desta quarta-feira (16)
• Atualizado
O governador de São Paulo, João Doria, confirmou o interesse em concorrer às eleições presidenciais de 2022 pelo PSBD. A declaração foi dada no início da tarde desta quarta-feira (16), durante entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Na ocasião, Doria foi questionado sobre o andamento das tratativas no pleito tucano. “Disputei e venci duas prévias aqui em São Paulo, 2016 e 2018, as únicas realizadas pelo PSDB. Aliás, as duas únicas prévias realizadas no país foram feitas em São Paulo “, respondeu.
Para o governador, as eleições internas são fundamentais para consolidar a candidatura daquele que vencer a disputa. “Entendo que as prévias agregam, somam, fortalecem e ativam a candidatura de quem for o vencedor e em nome do PSDB poderá dialogar com os demais partidos para a disputa presidencial em 2022”.
Além de João Doria, o partido tem ao menos mais três pré-candidatos à presidência da República, como ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, o senador Tasso Jereissati e o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Regras para as prévias definidas
Na tarde dessa terça-feira (15), a Executiva Nacional do PSDB definiu as regras para as prévias que vão escolher o candidato que irá disputar as eleições presidenciais em 2022. O partido decidiu que o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos.
O primeiro grupo será formado por filiados, isto é, sem cargo eletivo. Já o segundo grupo será de prefeitos e vice-prefeitos, enquanto o terceiro será de vereadores, deputados estaduais e distritais. O quarto grupo será composto por governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.
Segundo a sigla, a formação dos grupos “mantém a representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa”. Os candidatos farão as suas inscrições a partir de 20 de setembro, com o início dos debates agendados para 18 de outubro.
As prévias serão realizadas em 21 de setembro. No caso de um eventual segundo turno, a votação foi agendada para 28 de novembro.
Huck fora do páreo
A saída do apresentador Luciano Huck da corrida ao Palácio do Planalto levou integrantes dos partidos de centro a mirarem os movimentos dos tucanos. O PSDB, assim, volta a dar as cartas na disputa pela Presidência em 2022, pelo menos entre os candidatos distantes da polarização entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
Huck confirmou que está fora da disputa ao Planalto e que substituirá Fausto Silva em 2022 nos programas de domingo da Globo. O anúncio foi feito durante entrevista ao jornalista Pedro Bial. Huck antecipou a decisão ao presidente do Cidadania, Roberto Freire, há cerca de um mês, durante uma visita a Brasília.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO