Catarinenses entregam pedido de impeachment de Moraes
O pedido vem após a repercussão da decisão de Moraes da suspensão da rede social X, no Brasil
• Atualizado
Por: Soledad Urrutia, comentarista política
Deputados catarinenses marcaram presença na entrega, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) de um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de segunda-feira (9), por suposto crime de responsabilidade. O pedido vem após a repercussão da decisão de Moraes da suspensão da rede social X, no Brasil.
Entre os deputados catarinenses presentes, Julia Zanatta (PL), Rafael Pezenti (MDB), Daniel Freitas (PL), Daniela Reinehr (PL), Carol de Toni (PL) e Luiz Fernando Vampiro (MDB).
O documento deverá ser enviado para análise técnica da Advocacia do Senado. Lembrando que cabe ao Senado a instauração do processo. Os senadores catarinenses, Esperidião Amin (Progressistas), Beto Martins (PL) e Jorge Seif (PL) já se manifestaram favoráveis ao impeachment.
Leia Mais
Oportunidade
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina poderá dar posse à terceira desembargadora mulher em menos de um ano. Após as posses da advogada Fernanda Sell de Souto, indicada pela OAB, e da magistrada Érica Lourenço Ferreira, agora é a vez da vaga do Ministério Público (MP-SC). Duas mulheres estão na disputa: Gladys Afonso e Monika Pabst. A depender da antiguidade, Glays Afonso lidera a lista dos 15 inscritos do MP-SC.
A escolha será em três fases. Primeiro o Ministério Público escolherá 6 entre os 15 concorrentes; depois, entre os 6 o Pleno do TJSC escolherá 3 nomes, que serão submetidos ao Governador Jorginho Mello, que fará a escolha.
Última Mulher do MP-SC
Atualmente a única desembargadora no TJSC, proveniente do MP, é Vera Lúcia Ferreira Copetti, escolhida pelo governador Raimundo Colombo, em 2016.
Combate à corrupção em 43 municípios
O sentimento do crescimento da corrupção em Santa Catarina é também reflexo do aumento de operações policiais realizadas pela Delegacias de Combate à Corrupção no estado. De acordo com o delegado geral da Política Civil, Ulysses Gabriel, em 2024 foram realizadas 29 operações para o cumprimento de 274 mandados de busca, em 43 municípios. Essas ações resultaram na prisão de 29 pessoas e no afastamento de 26 agentes públicos. Em 2022, segundo os números da Polícia Civil, foram apenas 8 operações e em 2023 um total de 24.
Pauta ideológica x realidade das cidades
Faltando poucos dias para a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Santa Catarina, é importante lembrar aos candidatos, que pautam suas campanhas no debate ideológico, que a eleição municipal tem outro contexto. As demandas das cidades precisam ser discutidas com a apresentação de propostas, a experiência e o preparo dos candidatos para o cargo. A presença de lideranças nas campanhas reforça a força dos candidatos, mas não pode ser a única bandeira.
Política para todos
A política está inserida em nosso cotidiano, gostando ou não dela. E para quem gosta e principalmente para quem não gosta, que a partir de hoje começo um novo desafio aqui no SCC10 e no SBT. Análises, comentários e informações dos fatos que repercutem na vida dos catarinenses por meio de conteúdos que conectem você leitor com o cenário político de sua cidade, de Santa Catarina e do País. Trago ainda um olhar diferenciado para o protagonismo feminino, que terá no texto e voz desta colunista um palco para promover o aumento da representação das mulheres nos diversos espaços de poder.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO