Política Compartilhar
Votação

Câmara de Florianópolis aceita denúncia contra vereador suspeito de assédio

A denúncia, por infração ética-disciplinar e com pedido de cassação do vereador, foi aceita por 20 dos 21 vereadores

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Redes Sociais | Reprodução
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Na tarde desta terça-feira (13), a denúncia apresentada pela vereadora Carla Ayres (PT) contra o vereador Marquinhos (PSC) foi votada e aceita pela Câmara Municipal de Florianópolis. A denúncia, por infração ética-disciplinar e com pedido de cassação do vereador, recebeu 20 votos a favor e 1 contra.

A denúncia será encaminhada ao Conselho de Ética para os próximos procedimentos. Carla Ayres e Marquinhos foram os únicos que não votaram, já que são impedidos por regimento. O único vereador que votou contra a denúncia foi Maikon Costa (PL).

No processo, Carla Ayres aponta a ocorrência do crime de importunação sexual, previsto no art. 215-A do Código Penal, com pena de reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos, além da caracterização da violência política contra a mulher, crime previsto no caput do art. 326-B do Código Eleitoral (Lei n.4.737/1965).

A vereadora relatou, após a decisão, que a aceitação da denúncia é uma “decisão histórica em Florianópolis”. Carla escreveu também: “não podemos mais tolerar que a violência contra as mulheres seja um instrumento de exclusão nos espaços de poder e decisão. O Brasil está acompanhando de perto os desdobramentos desse caso e a sociedade de Florianópolis não aceitará a impunidade”.

A assessoria do vereador Marquinhos informou que ele aguardará o andamento do processo para novos pronunciamentos oficiais, “garantindo colaborar com as análises dos fatos e reforçando seu posicionamento a respeito do assunto”. Confira a nota na íntegra:

Diante da votação ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis nesta terça-feira (13), a assessoria do vereador Marquinhos informa que o mesmo aguardará o andamento do processo para novos pronunciamentos oficiais, garantindo colaborar com as análises dos fatos e reforçando seu posicionamento a respeito do assunto, divulgado por meio de nota à imprensa, na última quarta-feira (7). O vereador agradece o apoio recebido nos últimos dias, e repudia veementemente todas as ameaças (inclusive de morte) propagadas a ele através das redes sociais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entenda o caso:

No dia 7 de dezembro, Carla Ayres divulgou um vídeo onde é abordada por Marquinhos, que a abraça pelas costas e tenta beijá-la a força.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.