VÍDEO: ‘Brasil não aceitará chantagem dos EUA’ diz Lula em pronunciamento nacional
Em seu discurso, Lula anunciou as ações do Governo Federal para tentar reverter a decisão anunciada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
• Atualizado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira (17/7), a partir das 20h25. O tema foi a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil, com início previsto para 1º de agosto. Em seu discurso, Lula anunciou as ações do Governo Federal para tentar reverter a decisão anunciada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Leia Mais
“No Brasil, ninguém, ninguém, está acima da lei. É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia, além de alimentar o ódio, violência e bullying entre crianças e adolescentes, em alguns casos levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas” disse o presidente Lula.
Na manhã do mesmo dia, Lula havia concedido entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN, na qual destacou a defesa da soberania nacional, a crença no multilateralismo, o diálogo entre as nações e o histórico bicentenário de diplomacia e cordialidade entre Brasil e Estados Unidos sempre sem abrir mão da soberania e da independência. Esses princípios nortearam o pronunciamento do presidente brasileiro.
“Utilizaremos todas as palavras do dicionário tentando negociar. Se não der na negociação, vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), ou poderemos recorrer sozinhos, ou juntar um grupo de países e recorrer, ou ainda utilizar a Lei da Reciprocidade que foi aprovada pelo Congresso Brasileiro”, afirmou Lula à CNN.
Reciprocidade
O Governo Federal havia iniciado, naquela semana, uma mobilização conjunta com o setor produtivo brasileiro. O Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais (Cincec) vinha se reunindo com representantes de setores empresariais para debater estratégias e ações.
Desde o anúncio das primeiras tarifas por parte do governo norte-americano, o Governo Federal e o Congresso Nacional passaram a atuar conjuntamente na busca por instrumentos legais para defender os interesses da economia brasileira.
Ainda em abril, o Senado havia aprovado, por unanimidade, e a Câmara dos Deputados, por votação simbólica, o Projeto de Lei 2088/2023, que instituiu a Lei de Reciprocidade Econômica.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO