Brasil assume presidência do Mercosul e Bolsonaro diz “ter pressa” para mudanças
Ao assumir o bloco, Bolsonaro deixou claro que não vai medir esforços para modernizar o grupo com o apoio dos demais países que fazem parte do Mercosul.
• Atualizado
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, participaram nesta quinta-feira (08), por videoconferência, da 58ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. O encontro marcou o encerramento da presidência da Argentina e o início da presidência do Brasil.
Jair Bolsonaro disse que o “Brasil tem pressa” para ver mudanças no bloco.
“Não podemos deixar que o Mercosul continue a ser visto como sinônimo de ineficiência, desperdício de oportunidades e restrições comerciais. De modo a superarmos essa imagem negativa do bloco, o foco do Brasil tem privilegiado a modernização da agenda econômica do Mercosul”, declarou o presidente.
O presidente brasileiro criticou a atuação da Argentina no último semestre na revisão da tarifa externa comum (TEC). Atualmente, a TECnão é aplicada para brinquedos, setor automotivo e bens de informática.
Ás vésperas da reunião desta 5ª feira, o Uruguai anunciou que iniciará negociações de acordos comerciais com países de fora do bloco. O tema deve ser o primeiro assunto a ser tratado no bloco na presidência brasileira.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO