Política Compartilhar
50 pessoas indiciadas

Após feriado prolongado, CPI tem duas sessões até leitura do relatório

Parecer final será lido na terça-feira e terá cerca de 50 pessoas indiciadas

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Edilson Rodrigues | Agência Senado | Divulgação.
Foto: Edilson Rodrigues | Agência Senado | Divulgação.

Após feriado prolongado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia tem duas sessões até a leitura do relatório final das investigações. A apresentação do parecer, elaborado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), está marcada para terça-feira (19) e a votação do texto para a quarta-feira (20). 

Diante da desistência de ouvir o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela terceira vez, a comissão deve marcar uma sessão extraordinária para esta sexta-feira (15) para analisar o requerimento de convocação de Carlos Carvalho.

O médico coordenou o estudo sobre o uso do “kit covid” pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), vinculada ao Ministério da Saúde. O relatório seria analisado pelo órgão, mas foi retirado de pauta. 

Leia também: Mãe de Paulo Gustavo se recusou a participar de cerimônia da CPI da Covid

A oitiva de Carvalho deverá ocorrer na segunda-feira (18), no lugar do depoimento de Queiroga. “Na segunda, nós iremos ouvir o doutor Carlos Carvalho, que foi convidado pelo ministro Marcelo Queiroga para que fizesse uma composição de profissionais de saúde para criar um protocolo para a Covid. Não só para tratar sobre cloroquina, outros medciamentos”, disse o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), à reportagem.

Na avaliação dos senadores, o depoimento de Carvalho contribuirá mais para as investigações que o do ministro da Saúde, a fim de encerrar a investigação em torno da defesa de prescrição de remédios sem eficácia comprovada para a Covid-19, como a cloroquina e a ivermectina. 

Ainda na segunda-feira, a CPI também decidiu ouvir entidades que representam familiares de vítimas do coronavírus – último ato da comissão antes do fim dos trabalhos. A cerimônia de encerramento foi cancelada após a mãe do ator Paulo Gustavo, que morreu da doença, não aceitar o convite para comparecer à solenidade. 

O relatório de Calheiros deverá indicar o indiciamento de ao menos 40 pessoas. O texto precisa ser aprovado pela maioria dos membros do colegiado para ser encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá sobre o indiciamento. 

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.