Dolmar Frizon

É colaborador da Fecoagro e editor-chefe do programa Cooperativismo em Notícia, veiculado pelo SCC SBT. Foi repórter esportivo por 22 anos.


Colunistas Compartilhar
Dolmar Frizon

Se faltar água, não tem comida. Produtores fecham aviários por falta d’água

Para tentar mitigar esses efeitos, Daniela Reinehr e o secretário da Agricultura Ricardo de Gouveia convocaram o setor produtivo para debater ações.

• Atualizado

Por

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Com temperaturas médias que giram em torno de 20 graus e um volume de chuva que passa dos 1.500 milímetros por ano, Santa Catarina está longe de ser uma terra arrasada. Pelo contrário. Com a proteção das nascentes, a cobertura de solo e o uso de tecnologias avançadas o agronegócio, pelo menos ele, conseguiu conter os impactos climáticos. Mas lá de vez em quando, sempre que a La Ninã aparece, não há movimento que controle a falta de chuva. Na região Oeste, Meio Oeste e do Extremo Oeste, por exemplo, onde está o berço do agronegócio, a crise hídrica tem sido impactante. Com médias que variam entre 700 e 890 milímetros por ano, a região não teve nem 50 milímetros de precipitação nesses últimos meses. 

Pelas estatísticas apresentadas, a cultura de grãos deve ter uma perda de quase 30%; a pecuária de leite e as integrações de aves e suínos também vão sofrer com a falta d’ água. Hoje, segundo dados da Aurora Alimentos, 110 produtores tiveram que fechar seus aviários por falta d’agua. 

E para tentar mitigar esses efeitos a governadora interina Daniela Reinehr e o secretário da agricultura Ricardo de Gouveia, convocaram o setor produtivo catarinense para debater ações. Estiveram presentes a FAESC, FETAESC, FECOAGRO, OCESC, SINDICARNES, ACAV, ACCS, Ministério da Agricultura, EPAGRI, CIDASC, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e o Instituto do Meio Ambiente.

Cada entidade pode apresentar suas reivindicações e conhecer os impactos nas culturas provadas pela estiagem. De imediato, serão liberados recursos para perfuração de poços artesianos e para a armazenagem da água da chuva. Ações que ficarão sob a vigilância do IMA e da Defesa Civil do Estado. Para futuro, a intenção do governo é que esse comitê de crise se transforme num conselho permanente.

Só pra atualizar você, que talvez não tenha a exata noção do que o campo está vivendo: uma crise hídrica como esta só foi registrada outras duas vezes: em 1957 e 2005. Portanto está mais do que na hora de agir. E agir unido forças.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.