Ponto e Contraponto Compartilhar
Ponto e Contraponto

Ponto e Contraponto: a entrevista na íntegra com o presidente do TRE-SC Fernando Carioni

Prisco Paraíso entrevista o desembargador e novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Fernando Carioni

• Atualizado

Redação

Por Redação

No Ponto e Contraponto deste sábado (24), o jornalista e comentarista Prisco Paraíso entrevistou o desembargador e novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Fernando Carioni.

https://youtu.be/P9I50UPIPDw

Veja alguns pontos das perguntas iniciais:

Fernando Carioni tomou posse como presidente do TRE na ultima sexta-feira (23), antes de iniciar a conversa com Prisco Paraíso, o desembargador afirmou ser um “prazer muito grande trazer esclarecimento ao povo catarinense sobre o trabalho desenvolvido pelo TRE”.

Ao ser questionado por Prisco sobre não defender a tese da centralização na apuração nas eleições, que foram registradas em 2020, Carioni respondeu:

“Eu defendo a tese da descentralização. Os Tribunais Regionais estão próximos ao eleito e sempre trabalharam nessa situação. Santa Catarina é um destaque a nível nacional pela velocidade que apurava os seus votos e entregava o resultado ao povo, ao eleitor e aos candidatos que disputavam o pleito. O resultado disso era a festividade dos eleitores. Infelizmente com essa centralização em Brasília, tiraram exatamente essa parte da alegria do povo e as responsabilidades dos TRE regionais”, afirmou.

Será que o TSE irá se sensibilizar para necessidade de restabelecer a descentralização?

Na reunião que vamos ter, todos os presidentes regionais, com o presidente do TCE, eu vou defender a tese de retorno da apuração nos Tribunais Regionais.

Acredita que TSE irá recuar?

Acredito que vamos ter um embate bem eloquente. Me parece que eles vão manter essa situação mas vou defender a descentralização.

Número de eleitores com mais de 100 anos

Temos mais de 1000 eleitores com mais de 100 anos e exercendo a cidadania plena. Comparecendo na sua sessão de votação e exercendo seu direito de voto.

Se por um lado temos os idosos com mais de 100 anos comparecendo, por outro temos uma campanha do TRE do Jovem Eleitor

Sim, a do jovem eleitor de 16 a 18 anos incompletos. Nós temos no Estado de Santa Catarina esse núcleo populacional que gira em torno de 320 mil pessoas. Vejo que temos cadastrados menos de 3.100 eleitores com 16 anos e com18 anos incompletos praticamente em torno de 15 mil, não chegamos em 15 mil. Então há uma ausência de participação superior a 90%. Muito alta. (…) Vamos desencadear uma programação muito forte e fazer uma conscientização para cadastrar esses jovens, que estão sem exercer sua cidadania plena. Nós temos que despertar a participação efetiva no pleito eleitoral.

A ideia é alcançar 50% desse público?

Nós vamos tentar alcançar o máximo que der! Se nós alcançarmos 50/60% já será uma grande vitória e acredito que Santa Catarina pode dar novamente um exemplo a todos os Estados brasileiros com esse jovem eleitor vindo participar e exercendo seu direito.

Programa de estreia

A entrevista de estreia no último sábado (17), foi com a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido).

Para iniciar a conversa, Prisco Paraíso perguntou sobre uma questão pessoal, para depois entrar no campo político, trazendo questionamentos sobre mudanças em secretarias do Estado, a relação com Carlos Moisés e com o presidente Jair Bolsonaro e, como não poderia deixar de ser, ações para conter a pandemia em SC.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.