Coronavírus Compartilhar
Calamidade pública

Força Nacional do SUS será enviada à Xanxerê

A Força Nacional do SUS é formada por profissionais de saúde voluntários que são deslocados para agir no atendimento às vítimas calamidades públicas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: HRSP | Divulgação
Foto: HRSP | Divulgação

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), será enviada a Xanxerê, segundo o senador catarinense Jorginho Mello (PL). Em publicação nas redes sociais, o senador ainda afirmou que o governo federal fará o envio de dez respiradores para a região.

Criada em novembro de 2011, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) é formada por profissionais de saúde voluntários das mais diversas áreas que são deslocados para agir no atendimento às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico e desassistência quando for superada a capacidade de resposta do estado ou município.

Quando há a necessidade de atuação da Força Nacional do SUS, o Ministério da Saúde possui um plano de ação entre dezembro e março para acionar estes profissionais voluntários que estarão de sobreaviso, alternando semanalmente a região da equipe que será mobilizada.

Para que a Força Nacional do SUS seja acionada, o município ou o estado deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicitar o apoio do Ministério da Saúde. O município de Xanxerê publicou nesta quinta-feira (25) decreto 129/2021 que declara estado de calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus pelo período de 180 dias. A medida é necessária em razão do colapso na saúde pela falta de leitos hospitalares para pacientes com Covid-19, bem como pelo aumento no número de casos ativos e do segundo maior índice de transmissibilidade do Estado, 1,47%.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.