Sábado, 17 de abril de 2021.
publicidade
Coronavírus compartilhar compartilhar

Espírito Santo receberá 15 pacientes com Covid-19 de Santa Catarina

Em Santa Catarina, 228 pessoas esperam por leitos de UTI Covid


De Vitória Loch
Data de Publicação: 01/03/2021 22:54
e atualizado em: 01/03/2021 23:32
Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB).

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmou na noite desta segunda-feira (1º), a transferência de até 16 pacientes de Covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo. Em uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda, o governador do Espírito Santo, José Renato Casagrande já havia adiantado a informação. Ainda segundo o governador, os pacientes serão transferidos a partir de quarta-feira (3).

“Estamos com praticamente 20 Estados com dificuldade de atender aos pacientes, especialmente em UTI. Nós hoje abrimos 15 leitos para Santa Catarina, que apelou para que nós viabilizássemos alguma ajuda. Santa Catarina entrou em colapso”, disse o governador durante a coletiva.

O movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. “Coordenamos essa ação por meio de conversas no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Nossa prioridade neste momento é salvar vidas. Em outros momentos, acolhemos pacientes de diferentes regiões do país e, agora, contamos com a solidariedade dos capixabas”, afirmou Motta Ribeiro.

A ação irá priorizar, neste momento, pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste (HRO) com indicação para transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O transporte será feito de Chapecó nesta terça-feira (2), para uma unidade hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. A Superintendência de Regulação avalia as condições clínicas dos pacientes para formalizar as transferências.

Rondônia e Amazonas

Quando outros Estados necessitaram de ajuda para transferir pacientes para UTIs, o Espírito Santo disponibilizou 45 leitos. Até o momento, os hospitais do Espírito Santo já trataram 36 pacientes com Covid-19 do Amazonas e 30 de Rondônia. Entretanto, quase todos os pacientes rondonienses continuam internados e apenas um amazonense continua o tratamento na região sudeste.

“Tenho certeza que se em algum momento nós necessitarmos, espero que não, outros estados nos ajudarão”, afirmou Renato Casagrande.

Colapso em SC

Com 80 mortes nas últimas 24 horas, Santa Catarina chegou a 7.438 óbitos causados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Segundo o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (1°), há 228 solicitações de transferência por parte das regionais de saúde por meio da Central de Regulação Regional. Os pacientes estão fora do ambiente de UTI, mas estão em unidades de saúde e são assistidos por médicos e profissionais.

A reportagem do SCC10 entrou em contato com o Governo de Santa Catarina mas até o momento da publicação da matéria não obteve resposta.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.