Fernando Machado

Jornalista desde 2008, é apresentador do SBT Meio-dia, repórter de rádio e produtor de conteúdo para site e mídia sociais.


Colunistas Compartilhar
Fernando Machado

Dia tenso na Câmara da Capital, mas prefeitura deve conseguir aprovar cortes na COMCAP

Além de mudanças no Plano Diretor, a situação da Autarquia também deve ser resolvida hoje

• Atualizado

Por

Foto: Clayton Ramos, SCC SBT
Foto: Clayton Ramos, SCC SBT

O dia promete ser intenso na Câmara de Vereadores da Capital. Está na pauta, o pacote de medidas com projetos polêmicos do prefeito Gean Loureiro, que está aproveitando o início de mandato, para o desgaste com parte dos servidores. Além de mudanças no Plano Diretor, a situação da COMCAP também deve ser resolvida hoje.

O que se fala nos bastidores da Câmara é que o projeto será aprovado sem muitas dificuldades. O detalhe é que as emendas serão votadas separadas e assim, o projeto deve sofrer algumas alterações. O ponto mais polêmico é referente à privatização de alguns serviços. A ideia da prefeitura é terceirizar algumas atividades apenas se a categoria entrar em greve, o que eu não acredito; a prefeitura deve mesmo repassar alguns serviços de limpeza da cidade, como roçadas.

Neste período de greve, o governo municipal fez questão de divulgar que a empresa contratada emergencialmente, custa 1/3 do que é gasto com a COMCAP com a coleta d elixo, por exemplo.

Veja outros cortes propostos pelo projeto:

  • Reduzir horas extras para 50% e 100% (atualmente as horas extras são de 100% em dias comuns e 150% nos sábados, domingo e feriados);
  • Cortar gratificação férias (bônus além do pagamento das férias);
  • Reduzir premiação por dias trabalhados de 10% para 2%;
  • Cortar restaurante;
  • Pagar vale alimentação e vale lanche apenas em dias trabalhados;
  • Terceirizar alguns serviços.

Pela conversa que tive com o secretário da Casa Civil de Florianópolis, Everson Mendes, a prefeitura não suporta mais o pagamento desses benefícios. Segundo ele a gestão pública exige redução de custos. A prefeitura deve economizar R$ 20mi por ano, se os vereadores aprovarem o projeto na íntegra. Os trabalhadores são contra e reafirmam a importância da COMCAP na cidade.

Um dos trabalhos mais delicados e menos requisitados em uma cidade é a coleta de lixo e a COMCAP faz tudo com muita qualidade, mas nesse modelo de gastos é insustentável. Não há empresa que se mantenha com uma folha de pagamento que chega a 86% dos gastos totais. No mínimo é necessário equiparar os servidores de todas as áreas. Ser contra ao reajuste nos cofres da COMCAP é ir contra a cidade, contra a vida financeira da cidade. É comprometer outras áreas. A prefeitura não pode remanejar recursos, tirar dinheiro de outras áreas, para evitar desgaste ou protestos. A cidade não permite. É necessário entender que o momento exige mudanças.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.