Coronavírus Compartilhar
Saúde

Com 100% de ocupação, Hospital Regional de Biguaçu pode fechar UTI

Prefeitura e administradora do hospital não têm condições de assumir os custos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Com um custo de manutenção de dez leitos de UTI em torno de R$ 480 mil, custeados pelo Estado, o Hospital Regional Helmuth Nass, de Biguaçu, corre o risco de fechar a unidade de terapia intensiva em sete dias, quando encerra o compromisso com o governo de SC.

Segundo a Prefeitura do Município, foram realizados três pedidos para que fosse oficializada a habilitação da UTI e também a confirmação do repasse, com duas negativas e aguardando resposta do último contato oficial. Ainda de acordo com a administração municipal, Prefeitura de Biguaçu e a São Camilo, administradora do Hospital Regional, não têm condições de assumir os custos da UTI.

Confira nota da Prefeitura de Biguaçu na íntegra:

Em virtude do aumento do número de casos de Covid-19 na região, a Prefeitura de Biguaçu vem esclarecer a situação do Hospital Regional Helmuth Nass. No momento, a UTI está com 100% de ocupação. O custo de manutenção desses dez leitos é de R$ 480 mil mensais, sendo que o Governo do Estado seria o responsável pelo custeio dessa operação.

Em julho, a Secretaria de Estado da Saúde assinou o compromisso de repassar esse recurso para habilitar novos leitos em hospitais da região. A UTI do Hospital Regional Helmuth Nass foi inaugurada em agosto e, desde então, a estrutura vem operando sem a habilitação do Governo do Estado. Além disso, a ala Covid, que atende pacientes fora do quadro grave, mas que precisam ficar isolados, foi ampliada na última semana de 13 para 17 leitos, com 12 desses ocupados atualmente.

Foram realizados três pedidos ao Governo do Estado para que fosse oficializada a habilitação da UTI e também a confirmação do repasse, com duas negativas e aguardando resposta do último contato oficial. Vale ressaltar que todos os requisitos previstos no acordo pactuado no dia 14 de julho estão sendo cumpridos.

O compromisso com o Governo do Estado vence no dia 17 deste mês e, pela situação do Covid-19 na região, seria necessário a continuidade da prestação deste serviço. No entanto, a Prefeitura de Biguaçu e a São Camilo, administradora do Hospital Regional Helmuth Nass, não têm condições de assumir os custos da UTI.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×