Coronavírus Compartilhar
Pandemia

Chapecó quer testar 20 mil pessoas a partir de terça-feira no sistema de drive thru

A testagem contra a Covid-19 inicia nesta terça-feira (16) no Pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi.

• Atualizado

Redação

Por Redação

A Administração Municipal de Chapecó fará um “drive thru” de testagem contra a Covid-19, a partir das 8h de terça-feira (16), no Pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi. A medida foi anunciada durante uma transmissão em rede social da Prefeitura, realizada pelo prefeito João Rodrigues, acompanhado do diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, e pela secretária de Educação, Astrit Tozzo.

“Queremos testar 20 mil pessoas em Chapecó, no Pavilhão da Efapi. A Prefeitura está adquirindo testes rápidos para identificarmos onde está o vírus e podermos o quanto antes evitar a transmissão para mais pessoas”, disse o prefeito.

O teste é do tipo swab nasal, que consiste num cotonete colocado na região nasal. A Secretaria de Saúde informa somente será feito com pessoas que tenham mais de um sintoma de Covid, como tosse, dor de cabeça e falta de paladar. Haverá uma triagem para ver quem se encaixa nos critérios para fazer teste.

Atendimentos em ambulatório

O diretor técnico João Lenz anunciou ações para dar conta do aumento de atendimentos nos ambulatórios, o que acabou gerando filas. Os atendimentos passar de 250 por dia para 650 neste mês, passando de 800 em alguns dias.

“Nós vamos ampliar o atendimento nos Ambulatórios de Campanha da Efapi e do Ivo Silveira e também abrir o turno da tarde das outras unidades de saúde, exclusivamente para atendimentos respiratórios”, informou o diretor, que é médico da Secretaria de Saúde de Chapecó.

Verba para o Hospital Regional do Oeste

Durante a transmissão o prefeito João Rodrigues anunciou ainda a antecipação de R$ 1,6 milhão para o Hospital Regional do Oeste bancar suas despesas. O município também está divulgando a busca de médicos para a rede municipal e também encaminhando alguns currículos para o Hospital Regional do Oeste. Há uma carência de profissionais de saúde no mercado.

Aulas em Chapecó

João Rodrigues e a secretária de Educação, Astrit Tozzo, também falaram da suspensão das aulas presenciais. Uma reunião com proprietários das escolas será realizada na segunda-feira, às 10h, no auditório da Prefeitura, para avaliar a situação.

“Eu não queria fechar as escolas, mas estamos com hospitais lotados e nesta semana teríamos o retorno da rede municipal com 23 mil crianças, mais 10 mil das estaduais, mais as escolas particulares, cursinhos, isso daria 45 mil estudantes e mais de 100 mil que os estudantes teriam contato”, explicou o prefeito.

Ele afirmou que o município também adotou outras medicas, como a nova leite que possibilita a interdição dos estabelecimentos e multa de até R$ 150 mil, além de decretos restringindo atividades. Uma ação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária está verificando o cumprimento das novas regras.

>> Prefeito João Rodrigues também acolheu a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina para priorizar a volta as aulas presenciais na cidade.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.