Política Compartilhar
Voto

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

No fim da noite desta segunda-feira (1º), o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito em primeiro turno, com 302 votos, para presidir pelos próximos dois anos a Câmara dos Deputados.

• Atualizado

Redação

Por Redação

O deputado Arthur Lira cumprimenta deputados durante sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado Arthur Lira cumprimenta deputados durante sessão para eleição dos membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No fim da noite desta segunda-feira (1º), o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito em primeiro turno, com 302 votos, para presidir pelos próximos dois anos a Câmara dos Deputados. O maior adversário, Baleia Rossi (MDB-SP), conquistou 145 votos. A votação foi conduzida pelo então presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

“Sei o peso e a dimensão da responsabilidade que me foi delegada ao me elegerem para presidir a casa nos próximos dois anos. Assumo o compromisso de me dedicar com humildade e determinação a confiança que me foi dada. Estou aqui de pé, depois de eleito, ao lado desta cadeira ainda vazia, fazendo esse discurso de posse de pé, em homenagem a todos os presentes, de todos os partidos, como uma forma de respeito ao plenário. Prometo respeitar as forças vivas da casa legislativa. Não sou e nem serei a cadeira que irei ocupar e neste período estarei presidente. Quero servir ao país, à instituição e ao povo brasileiro”, disse Lira no discurso de posse, que ressaltou apoiar a vacinação em massa e o equilíbrio das contas públicas.

Arthur Lira, Câmara dos Deputados
Foto Reprodução

O resultado

A eleição para presidente da Câmara teve oito candidatos: Arthur Lira (PP-AL), lançado por bloco de 11 partidos com 236 deputados ao todo; Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por bloco de dez partidos com 210 deputados; e os seguintes candidatos:  

  • André Janones (Avante-MG): 3
  • Alexandre Frota (PSDB-SP): desistiu
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): 21
  • General Peternelli (PSL-SP): 1
  • Kim Kataguiri (DEM-SP): 2
  • Luiza Erundina (Psol-SP): 16
  • Marcel van Hattem (Novo-RS): 13

>> Câmara escolhe novo presidente da Casa. Veja os detalhes


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.