Triângulo central de Florianópolis poderá ser tombado; saiba mais
O Governo do Estado notificou a prefeitura municipal sobre o processo de tombamento
• Atualizado
O Governo do Estado notificou a Prefeitura Municipal de Florianópolis sobre a abertura do processo para o tombamento do espaço geográfico Triângulo Central. No mapa, o local está entre a Beira-mar Norte, a Avenida Mauro Ramos e toda a Baía Sul.
O processo foi aberto no Palácio Cruz e Souza. No local, o gerente do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodrigo Rosa, falou que as edificações que tem caráter histórico e que não são protegidas, poderão ser protegidas após o processo. “Seria muito inocente pensar que o poder público tem intenção de, em uma habitação de 20 anos, determinar um valor histórico para ela. Isso não vai mudar a vida das pessoas”, falou Rodrigo.
Já o Executivo Municipal revelou que recebeu a notificação com surpresa, pois o espaço abrange uma área de aproximadamente 4 KM quadrados. “Ele trata de maneira indiscriminada toda e qualquer edificação dentro dessa área. Nós sabemos que a grande maioria das edificações e estruturas são edificações recentes, que não possuem atributos históricos arquitetônicos que justificassem o tombamento”, revela.
O Executivo Municipal também considera que o tombamento coletivo precisa ser feito com muito critério, pois há pessoas que estão sendo atingidas no seu patrimônio sem saber ou sem poder se manifestar.
VEJA A REPORTAGEM
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO