Tecnologia e Inovação Compartilhar
Ciência

Primeiro bebê de proveta do mundo comemora 45 anos

Ela é a primeira criança nascida a partir de uma técnica revolucionária, capaz de produzir um embrião fora do corpo da mulher, chamada, na época, de Bebê de Proveta

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Pexels | Banco de Imagens
Foto: Pexels | Banco de Imagens

O primeiro bebê de proveta do mundo completou 45 anos. A inglesa Louise Brown foi a primeira pessoa a nascer a partir de uma fecundação fora do corpo da mulher: a fertilização in vitro. O feito inédito foi realizado em um laboratório de Bristol, na Inglaterra.

Hoje, a cada 45 segundos, nasce uma criança pela técnica, segundo o Comitê Internacional de Monitoramento da Reprodução Assistida. O uso da Inteligência Artificial multiplicou as chances de sucesso do procedimento. 

Era 25 de julho de 1978, Bristol, Inglaterra. Lesley Brown realiza o sonho de ser mãe. Depois de nove anos e 200 tentativas, Louise chega ao mundo.

Ela é a primeira criança nascida a partir de uma técnica revolucionária, capaz de produzir um embrião fora do corpo da mulher, chamada, na época, de Bebê de Proveta. Hoje, com quarenta e cinco anos, Louise tem dois filhos e se tornou embaixadora da fertilização in vitro. Ela faz campanha para que mulheres do mundo inteiro tenham acesso à reprodução assistida.

No Brasil, o primeiro bebê de proveta chegou seis anos depois. Anna Paula Caldeira nasceu em 7 de outubro, 1984, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). Ela tem 38 anos e mora em Los Angeles, nos Estados Unidos: “eu sou muito orgulhosa da minha mãe, da história dela da coragem. Se não fosse isso eu não estaria aqui”.  

No começo, a cada tentativa de fertilização in vitro, as chances de uma gestação bem sucedida eram de apenas 5% por cento. Hoje, a possibilidade, ao fim do procedimento, de que a mulher consiga engravidar, subiu para cerca de 50%.

Essa porcentagem varia conforme a idade e as condições de saúde da mãe. Na fertilização in vitro convencional: espermatozoides e óvulos são colocados em contato no laboratório. Após 24 horas, surgem os embriões, que serão cultivados por cinco ou seis dias em uma incubadora. Em seguida, acontece a transferência dos melhores para o útero da mãe.

Mais de 12 milhões de bebês já nasceram por fertilização in vitro, segundo o comitê internacional de monitoramento da reprodução assistida. O que significa que, a cada quarenta e cinco segundos, um bebê chega ao mundo pela técnica.  

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.