Emprego e Carreira Compartilhar
polo de tecnologia

Pensando em migrar de carreira para TI? Veja dicas de especialista

Gestor e professor de Tecnologia listou quatro dicas para quem pretende se especializar em TI

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Foto: Tippapatt | AdobeStock
Foto: Tippapatt | AdobeStock
Por Vitória Hasckel e Arliss Amaro

Não é de hoje que Santa Catarina é vista como um dos maiores centros de produção de alta tecnologia do país. Ocupando o 4º lugar na lista dos maiores polos de tecnologia do Brasil, o Estado deve abrir 16.612 novas vagas até 2023. Entretanto, mesmo sendo um setores que mais cresce em SC, o setor da tecnologia ainda encontra dificuldades na contratação de profissionais especializados.

“Existe uma necessidade muito grande de contratação mas está muito difícil encontrar profissionais de tecnologia. Com a questão do trabalho remoto a gente tem competido com o mercado externo, como o Europeu”, explica Bernardo Rachadel, professor de Tecnologia e gestor da ASQ, empresa especialista em gestão de saúde.

Mas se você está pensando em seguir carreira na área ou está em busca de realizar uma transição de carreira pode ficar tranquilo. Bernardo listou quatro dicas para quem pretende se especializar em TI:

1 – Bagagem de instituição forte

“Empresas de tecnologia buscam profissionais que tragam uma bagagem de uma instituição forte, que prepara profissionais tanto para a área de análise de desenvolvimento quanto para a parte de gestão, tecnologia e serviços”.

2 – Dedicação aos estudos

Estudar inglês, uma vez que a língua permeia o trabalho da tecnologia, é fundamental para quem quer trabalhar na área. “É necessário que quem quiser se profissionalizar na área corra atrás e sempre esteja estudando. Não pode ter medo de estudar. Na área de tecnologia, assim como em outras áreas, a curiosidade tem que ser aguçada”, garante Bernardo.

3 – Networking

Se você quer adentrar a área de TI, terá que manter em mente que “networking é a alma do negócio”. Conhecer empresas, pessoas e seguir influenciadores digitais para acompanhar as novidades e notícias será fundamental para seu trabalho, segundo Bernardo. “As vezes queremos trabalhar, mas sem desenvolver o gosto e sem viver isso pode ser um limitador (…) É importante ter uma rede de contatos para discutir novidades e até mesmo procurar emprego”, fala o professor.

4 – Busque experiência na área!

O gestor aconselha que quem está estudando não fique focado exclusivamente no meio acadêmico e sim complemente o estudo e a dedicação com um estágio ou uma carreira mais inicial. “Esse ponto é um pouco mais crítico porque quando a pessoa faz a transição de carreira ela pode já estar trabalhando em outra área e habituado ao estilo de vida, mas as vezes é preciso dar um passo para trás para dar dois passos à frente”, finaliza o Bernardo.

Curso planeja formar seis mil profissionais na área da tecnologia em SC

Para os interessados em se profissionalizar há uma vasta lista de programas de capacitação. O programa de capacitação para a área de tecnologia Entra21, lançado oficialmente na terça-feira (08), atenderá todo o Estado por meio das modalidades on-line e ensino à distância (EAD). 

O programa é uma iniciativa do Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft) com o apoio da prefeitura de Blumenau. Desde 2006, quando iniciou, conta com o Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), como principal financiador. Neste ano, a fundação dobrou os recursos para ampliar o programa, investindo R$ 2 milhões. 

Confira reportagem sobre o Entra 21

Inscrições para o Entra 21

As inscrições para o programa podem ser feitas até 27 de março. Os interessados em fazer o Entra 21 precisam ter mais de 16 anos e ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio. Parte das vagas serão destinadas a pessoas acima de 30 anos que queiram voltar para o mercado de trabalho, mudar de profissão ou se especializar. Também haverá vagas para pessoas com necessidades especiais.   

Para que mais pessoas possam fazer o curso nas modalidades on-line e EAD, estão sendo estabelecidas parcerias com 18 cidades-polo: Florianópolis, Criciúma, São José, Palhoça, Tubarão, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Lages, Rio do Sul, Chapecó, Caçador, Joaçaba e Videira. O objetivo é que estas cidades disponibilizem computador e internet para alunos que não tenham os equipamentos. “É importante deixar claro que pessoas de qualquer lugar do Estado podem participar do Entra21”, explicou Tomio. 

>>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.